Seminário discute papel da sociedade, poder público e família no combate ao trabalho infantil

Seminário discute papel da sociedade, poder público e família no combate ao trabalho infantil

Seminário discute papel da sociedade, poder público e família no combate ao trabalho infantil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O papel do poder público, sociedade e família no combate ao trabalho infantil foi discutido nesta sexta-feira (11/6), durante seminário promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, no auditório do Ministério Público de Rondônia. O seminário reuniu educadores, conselheiros tutelares e representantes de órgãos envolvidos na prevenção e combate ao trabalho infantil em Rondônia e fez parte da programação pela passagem do Dia de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.
 
Na abertura do seminário, a Coordenadora do Fórum, Carmelita de Oliveira Rodrigues, e o diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público de Rondônia, Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila, enfatizaram a importância da união das diversas instituições para prevenção e combate ao trabalho infantil no Estado.   Este ano, a campanha de combate ao trabalho infantil tem como tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, numa alusão à Copa do Mundo, contando com uma parceria da Organização Internacional do Trabalho (FIFA), Federação Internacional de Futebol (FIFA) e também da Federação de Futebol do Estado de Rondônia.
 
De acordo com o Secretário de Estado de Assistência Social (SEAS), Sebastião Calegari Filho, o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) é um trabalho continuado. Segundo Calegari, existem hoje no mundo cerca de 220 milhões de crianças trabalhando nas mais diversas atividades. No Brasil, esse número chega a 1,2 milhão de crianças. “Em Rondônia, a situação está sendo monitorada e estamos conseguindo vencer alguns limites que eram contrários ao desenvolvimento social”, salientou. Ao menos 8.800 crianças estão sendo acompanhadas pelo PETI no Estado. “A realização de campanhas como a de Erradicação do Trabalho Infantil é importante não só para que a sociedade denuncie, mas também como alerta para que os pais para não exponham seus filhos a determinadas situações”.
 
Em Porto Velho, de acordo com o responsável pela execução do PETI na Capital, a meta é atender 700 crianças na zona urbana. Atualmente, são atendidas 191 crianças e adolescentes, atingindo 109 famílias. Na área rural, a meta é atender 30 crianças e adolescentes por núcleo dos vários distritos, oferecendo diversas atividades socioeducativas.
 

Também estiveram presentes ao seminário o Promotor de Justiça Marcelo Lima, da Promotoria de Justiça da Infância e presidente da Associação do Ministério Público (Ampro), o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra), Vítor Leandro Yamata, o Juiz do Trabalho TRT/14, Marcos Antônio, e o superintendente do Trabalho e Emprego em Rondônia, André Veiga.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS