O presidente da Câmara Municipal, vereador Hermínio Coelho (PT), disse que o trânsito de Porto Velho está um caos, mas que a situação seria amenizada se o transporte público fosse de qualidade. Segundo ele, algumas medidas paliativas já foram sendo tomadas, como a abertura da avenida Pinheiro Machado, mas isso não está adiantando.
“Acontece que deveria primeiro melhorar o sistema de transporte coletivo. Atualmente as empresas prestam um serviço de má qualidade. Espero em Deus que antes de morrer vejo essa situação amenizada”, afirmou.
Para ele, o ideal seria acabar com o contrato feito com as duas empresas de ônibus que atendem a cidade, para abrir licitação e assim atender melhor a população.
“Se o serviço prestado fosse bom, muita gente poderia deixar o carro ou a moto em carro e andar de ônibus. Com menos veículos nas ruas, a situação vai melhorar. Acontece que, do jeito que está, ninguém vai andar nos ônibus”, adiantou.
De acordo com o presidente da Câmara, as duas empresas funcionam como uma só, chegando a “rachar” o faturamento no final do dia.
"Por mim essas empresas de ônibus já teriam sumido daqui há muito tempo. Se elas saírem, será um favor para a população, porque atendem mal o público, humilham o trabalhador e descumprem a lei", acrescentou.
Terrenos
Hermínio Coelho disse, ainda, que a Câmara está trabalhando para ajudar a prefeitura a resolver o problema fundiário urbano. “Hoje muita gente dorme com medo de logo pela manhã tratores estarem a postos para derrubar sua residência. Queremos resolver logo essa situação”, destacou.
Apesar das dificuldades, ele garantiu que o impasse será resolvido, a exemplo do que aconteceu com o mototáxi.
Saúde
O presidente da Câmara disse, por fim, ter pouco contato com WIlliams Pimentel - Secretário de Saúde, mas que o setor melhorou bastante em Porto Velho, sob seu comando. Mas lamenta quando recebe reclamações de que o secretário é "bruto" e trata mal as pessoas que o procuram.
Apesar disso, diversos ouvintes telefonaram para o programa para reclamar tanto do trabalho desenvolvido por Pimentel quanto pela forma que ele estaria tratando as pessoas.