O Secretário Municipal de Obras, Marcelo Fernandes, fez um relato hoje (2/6) sobre o Plano de Trabalho de 2010 para os vereadores da Capital. “Estamos começando uma nova etapa de trabalho para aproveitar o período de estiagem e por isso viemos até a Câmara para explanar a nossa programação para este ano”, explicou o secretário. O Plano inclui obras de melhoramento na malha viária das áreas urbanas e rurais do município, realizadas com maquinário próprio da Semob. A prefeitura prevê outras obras de melhoria de ruas e estradas com recursos federais, como é o caso de 100 quilômetros de asfaltamento de ruas. Todas as obras de asfalto da prefeitura são feitas com drenagem para águas pluviais, tratamento de sub-base e base para receber a camada asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), meio fio e calçada. “São obras de qualidade feitas para durar por muito tempo”, ressaltou o secretário.
Segundo Marcelo Fernandes, na área urbana da Capital, está previsto o asfaltamento de 20 quilômetros de ruas com o maquinário da prefeitura. O trabalho será realizado em pequenos trechos para possibilitar o desvio do trânsito de avenidas e trechos com grande fluxo de veículos. Também estão sendo privilegiadas ruas que dão acesso a escolas e outros equipamentos comunitários. Além de ruas que possibilitarão a retiradas de feiras livres das ruas, para impedir o fechamento do trânsito. Atualmente, a Semob está atuando no São Sebastião II, onde serão asfaltadas todas as ruas que ainda não contam com este benefício.
O Plano de Trabalho para a área urbana inclui o recapeamento do asfalto nas avenidas Calama e Abunã e a substituição de 251 tampas de caixa de esgoto que foram quebradas ou roubadas, além de recuperação de bocas de lobo, caixas de passagem e poços de visitas. Está prevista também a limpeza e aprofundamento de 40 quilômetros de canais, trabalho este que será realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e recuperação e manutenção de passarelas de madeira sobre igarapés que atravessam a cidade
Distritos
Em 2010, está prevista a limpeza e recuperação de 178 quilômetros de ruas nos núcleos urbanos dos distritos que ficam ao longo da BR-364, ou seja, Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Mutum Paraná, União Bandeirantes e Jacy-Paraná.
Durante a explanação aos vereadores, Marcelo Fernandes disse que a necessidade de recuperar o asfalto feito em administrações anteriores – apelidado de ‘casca de ovo’ - sem a prévia drenagem, exige um trabalho constante da prefeitura por meio de operações tapa-buracos. “No ano passado, das 22 mil toneladas de massa de asfalto utilizadas pela Semob, 17 mil tonelada foram utilizadas para esta finalidade. Com o restante foram asfaltados 10 quilômetros de ruas novas”, informou o secretário.
Para o mês de junho está prevista a recuperação de ruas do conjunto habitacional Parque dos Buritis. Em julho será a vez do Chagas Neto. Em agosto, as equipes serão deslocadas para o Odacir Soares e em setembro para o Cohab. Nos conjuntos Guaporé e Mamoré os serviços estão previstos para o mês de outubro.
Manutenção de estradas vicinais
A programação da Semob para 2010 prevê a recuperação e manutenção de 1.450 quilômetros de estradas vicinais em Porto Velho. Durante o ano, a prefeitura vai ampliar o maquinário disponível para este trabalho com equipamentos adquiridos com recursos das compensações ambientais das obras das Usinas Hidrelétricas do Madeira e maquinário repassado pelo Incra (no valor de R$ 5 milhões) como forma de compensar o trabalho realizado em estradas de assentamentos que estão sob a responsabilidade do órgão federal.