Na próxima quarta feira, dia 26 de maio, empresas, escolas, instituições, diversas organizações e a comunidade de Porto Velho estarão envolvidas em uma competição pela qualidade de vida. É o dia mundial da atividade física o “Challenge Day” — “Dia do Desafio”, que inicia a partir das 0h e vai até às 21h. Neste dia, os portovelhenses estarão competindo com os habitantes de Villa Nueva (Guatemala), para ver qual das duas cidades registra o maior percentual da população que será mobilizada pela prática de alguma atividade física por pelo menos 15 minutos.
A concorrente deste ano, fica localizada na região sul da capital da Guatemala e conta com uma população de aproximadamente 400 mil habitantes. Nos dois últimos anos teve como concorrentes duas cidades brasileiras, todas de São Paulo. Em 2008, a capital paulista e, em 2009, Diadema, na região do ABCD. Em ambos os confrontos as representantes brasileiras levaram a melhor.
Preparativos
Para este ano, a expectativa da primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, que coordena o evento em Porto Velho, é mobilizar um número significativo de habitantes que fique acima de 150 mil pessoas. E os números são favoráveis a capital rondoniense. Em 2007, a prefeitura mobilizou 108 mil habitantes; em 2008, foram 170 mil e no ano passado, 141 mil, totalizando 419 mil habitantes. Villa Nueva, no mesmo período, mobilizou apenas 137,36 mil pessoas — 1.310, em 2007; 14.050, em 2008; e 122 mil em 2009.
“Temos certeza que se todos se engajarem, conseguiremos atingir a nossa meta. A exemplo dos outros anos, queremos a participação não apenas das instituições públicas, mas também da iniciativa privada e da própria comunidade, que afinal, é quem será a grande beneficiada com a pratica das atividades esportivas e físicas que serão realizadas nessas vinte e uma horas de competição”, adiantou Lucilene Peixoto
O ponta-pé inicial para o grande dia foi dado nesta terça-feira, 11, em uma reunião entre a coordenadora com os representantes dos órgãos municipais que participarão do Dia do Desafio. Na ocasião, ficou definido que a abertura do evento será em frente do Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura, às 8h. Mas a mobilização iniciará bem antes, com a realização de eventos paralelos. A idéia é iniciar a programação às 0h do dia 26, com a realização de várias atividades, a fim de se concentrar o maior número de pessoas para o horário da abertura oficial, no início da manhã. Mas toda a programação ficou de ser definida na próxima quinta-feira, 20, quando haverá outra reunião para discutir o assunto. Mas desde já, todos os servidores da prefeitura estão convocados para o Dia do Desafio.
Doação
Por sugestão da primeira-dama, Lucilene Peixoto, além de um dia de prática de atividades físicas e esportivas, o Dia do Desafio em Porto Velho, também será transformado em um dia de solidariedade. Simultaneamente serão realizadas duas campanhas, uma para doação de sangue e outra para doação de leite. Os postos de coletas serão centralizados na prefeitura e qualquer pessoa que esteja apta a doar poderá participar da campanha. “A prática da solidariedade tem que ser estimulada por todos. E nada melhor do que aproveitar esse evento, com o qual pretendemos mobilizar mais de 150 mil pessoas, para a realização da coleta de sangue. É um gesto simples, mas de um significado muito grande para quem receber o sangue doado. É, acima de tudo, um ato de amor que salva vidas.
O mesmo podemos dizer em relação à doação de leite. Ano passado já fizemos a experiência com a doação de sangue, que foi um diferencial dentro da programação do evento”, afirmou a primeira dama.
História
No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. O evento passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.
Como Funciona
Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município. As cidades inscritas pelas prefeituras são agrupadas em sete categorias, de acordo com o número oficial de habitantes. Para as cidades brasileiras, foi considerado o número oficial do IBGE, contagem populacional de 2009.