O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú realiza terça-feira (13 de abril), a partir das 9h00, no Salão de Convenções do Sistema FEIRO, o lançamento da FEIRON Internacional 2010 – Abrindo fronteiras, fechando negócios – IV Feira Internacional da Indústria de Rondônia.
A FEIRON Internacional 2010 consiste em promover o Estado de Rondônia e sua região na realização de diversos negócios e os investimentos proporcionarão a condição de logística e abastecimento necessários, gerando competitividade às indústrias instaladas na região. O comércio exterior vem evoluindo de modo diferenciado na economia internacional e diante deste cenário, o Sistema FIERO, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e demais parceiros locais, vêm mobilizando os atores institucionais à realização da quarta edição da Feira da Indústria do Estado de Rondônia – FEIRON Internacional, como ação de promoção às exportações das empresas da Região Norte.
Pelo segundo ano focando a internacionalização das Indústrias do Estado e Região, com o slogan: “Abrindo fronteiras, fechando negócios” FEIRON Internacional 2010, será realizada no SESI Clube, em Porto Velho, Rondônia, no período de 08 a 11 de setembro.
O presidente da FIERO, Denis Baú ressalta que Rondônia passou por vários modelos de desenvolvimento e hoje, está vivenciando uma expansão vertiginosa, exigindo novas tecnologias e desenvolvimento industrial, exigindo profissionais para atuarem em um novo ambiente sócio-econômico que emerge das condições competitivas contemporâneas e da exigência de atuação socialmente responsável e fiel às necessidades regionais. Os empresários rondonienses conhecedores dessa evolução e transformação industrial buscam agregar valor aos seus recursos naturais na geração de riqueza e sustentabilidade socioeconômica.
Baú afirma ainda que “este é com certeza, um dos melhores momentos econômicos de sua história em vista dos diversos investimentos que estão sendo realizados e, muito mais, pelas perspectivas de desenvolvimento. Novos mercados serão abertos, com o atendimento das demandas dos países vizinhos, notadamente o grupo andino, como Chile, Bolívia, Peru, e Equador, e da Amazônia sul americana, como Colômbia, Venezuela, Guianas e Suriname”.
O superintendente da FEIRO, Gilberto Baptista destaca os benefícios que a FEIRON irá propiciar ao estado e empresários, como a ampliação de conhecimentos para os empresários das micro e pequenas empresas participantes com relação à internacionalização; fomento de negócios dos setores participantes construção, confecção, alimentos, gráfico, metal mecânico, madeira móvel; interação comercial dos estados da região norte com países participantes da América Latina e Europa; interação comercial entre os participantes.
Gilberto explica que a sustentabilidade do Estado de Rondônia começa na expansão do mercado regional e a comercialização de produtos oriundos dos estados da região norte. “Com o aquecimento da atividade econômica no estado proveniente dos investimentos nas obras das usinas, os empreendimentos crescem em quantidade, volume de produção, qualidade, e, consequentemente, em competitividade via preço. Essa competitividade leva a abastecer estados vizinhos, concorrendo com produtos vindos do centro sul do país”.
Segundo o coordenador da FEIRON 2010, Elmir Marques, a IV Feira Internacional da Indústria de Rondônia tem como público alvo empresários de micro, pequena, média e grande empresas, profissionais liberais, profissionais atuantes nas áreas industriais, empreendedores, investidores de outros Estados Brasileiros e Países da America Latina, Europa e Ásia. De acordo ainda com Elmir, “o público estimado para esta quarta edição da FEIRON, pretende-se atender a demanda dos empresários industriais de Rondônia e Região, totalizando um fluxo de 10.000 pessoas durante o evento, realizando negócios no presente com olhos no futuro”.
O coordenador fala também que durante a Feira Internacional serão realizados, entre outros eventos, o II Congresso da Indústria, cuja programação contará com 30 palestras, distribuídas em duas salas com capacidade para 50 participantes, voltadas aos setores representados na FEIRON Internacional 2010 e a Internacionalização das Empresas. O II Fórum IEL de Gestão Empresarial com duas palestras ministradas por personalidades abordando temas como, liderança, empreendedorismo e comunicação. Para o Encontro de Negócios será firmado parceria especifica com a Confederação Nacional da Indústria e a Rede CIN – Centro Internacional de Negócios, visando o projeto All Invest e as Rodadas de Negócios com agendamento antecipado para até 20 atendimentos simultâneos.
Elmir finaliza dizendo que “como atração paralela e para estar em sintonia com as tendências da moda, serão realizados desfiles com programação a ser definida, mostrando as principais tendências em vestuários e acessórios combinados com harmonia e sofisticação da indústria de Rondônia e Região”.
O Governo do Estado de Rondônia; SEBRAE – NA e Região Norte; CNI; Banco da Amazônia; Banco do Brasil; BNDES, entre outros, são patrocinadores, parceiros e apoiadores do Sistema FIERO (IEL – SESI – SENAI) na realização da FEIRON Internacional 2010 – IV Feira Internacional da Indústria de Rondônia.