PRESÍDIO - Alunos do curso de formação de agentes participam de revista geral no Urso Branco

PRESÍDIO - Alunos do curso de formação de agentes participam de revista geral no Urso Branco

PRESÍDIO - Alunos do curso de formação de agentes participam de revista geral no Urso Branco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os alunos do Curso de formação de agentes tiveram uma experiência inédita nesta quinta-feira, 18. Participaram, juntamente com os agentes penitenciários, de uma revista geral no Presídio Urso Branco.
 
De acordo com Carlos Alberto Ferreira, diretor da Escola de Estudos e Pesquisas, que é responsável pela formação dos agentes, “é uma maneira deles terem a vivência de um procedimento de rotina no presídio, mas que exige muita atenção e cuidado. São detalhes que só podem ser apreendidos no campo. Com certeza, quando estiverem na ativa, estarão preparados”, disse Carlos.
 
A operação teve o comando da equipe de segurança do Presídio e contou com 30 agentes penitenciários e 105 alunos da escola de formação. Os apenados foram todos retirados das celas e cada equipe, composta de pelo menos um agente e 7 alunos revistou minuciosamente cada uma das celas. Todos equipados com luvas descartáveis, detectores de metal, e ferramentas para testarem barras das celas e buscarem nichos nas paredes usados para esconderem drogas e outros objetos.
 
O resultado da revista que se estendeu desde a manhã até as 13 horas, foram 3 celulares, sendo que apenas um ativo, dois se encontravam dentro do esgoto e não possuíam chip. Alguns objetos pontiagudos conhecidos como chuchos, uns cachimbos de fumar mela e uma pequena porção de droga. De acordo com o Diretor do Presídio, Wanderlei Pereira Braga isso demonstra que o presídio está seguro. “Em um passado não muito distante, quando fazíamos uma operação como esta, encontrávamos, armas, de 20 a 30 celulares e farta quantidade de droga. Mas hoje o urso Branco tem equipamentos de segurança de primeira como os aparelhos de raio x, os detectores de metal e os agentes estão sendo bem preparados pela escola de formação, de modo que o sistema está sob controle”, afirmou o diretor do presídio.
 

Wanderlei Braga ainda foi contundente ao responder uma matéria, publicada recentemente pelo jornal Estadão do Norte, e que revoltou os agentes penitenciários por conter acusações sem fundamento e sem provas. “Esta operação demonstra, de forma definitiva, que o jornal não falou a verdade ao afirmar que havia uma quadrilha que comandava uma operação de clonagem de cartões de dentro do Urso com conivência de agentes. Não foi encontrado nenhum note book, nenhum acesso a comunicação de dados para o exterior do presídio, como afirmou o jornal. Colocamos aqui dentro 130 pessoas que são testemunhas do trabalho sério que a SEJUS vem realizando na melhoria da segurança do sistema prisional. Invadir o banco de dados das operadoras de cartão e transmitir os dados para alguém executar crimes é impossível de ser feito daqui do Urso Branco”, concluiu o diretor do presídio.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS