MP participa de operação conjunta para fiscalização de lan houses em Vilhena

MP participa de operação conjunta para fiscalização de lan houses em Vilhena

MP participa de operação conjunta para fiscalização de lan houses em Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Curadoria da Infância e da Juventude de Vilhena, realizou nesta quarta-feira (17/3) uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, fiscais tributários municipais, Comissariado de Menores, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, a fim de realizarem blitz educativa em todas as Lan Houses, na qual os estabelecimentos que estiverem funcionando irregularmente serão notificados a se adequarem às leis estabelecidas para o setor.
 
A operação é o desdobramento de várias ações que vêm sendo efetivadas pela Curadoria da Infância e da Juventude de Vilhena para regularização do funcionamento das Lan Houses no município. Uma dessas ações foi a instauração de inquérito civil público, visando adequar o funcionamento destes estabelecimentos no Município.
 
Na primeira etapa dos trabalhos foi feita reunião na sede do MP em Vilhena com o Juizado da Infância e Juventude da Comarca, representado pelo Comissariado de Menores, com o Conselho Tutelar, com os Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, representada pela Delegada de Polícia, Delegacia da Criança e do Adolescente, Vigilância Sanitária Municipal, fiscais da Tributação Municipal, Secretaria Municipal de Educação e SEDUC, contando com a presença da representante local do órgão, oportunidade em que foi avaliada a situação das Lan Houses e as dificuldades que cada um dos segmentos enfrenta pelo uso indiscriminado por crianças e adolescentes dos serviços prestados por tais estabelecimentos.
 
Detectou-se que o uso desregrado do serviço leva crianças e adolescentes a faltas excessivas à escola, por vezes até à evasão, a aumento da agressividade, em razão de jogos eletrônicos violentos, à prostituição infanto-juvenil, a casos de pedofilia, vício pelo uso da internet, dentre outros sérios problemas.
 
Na sequência, o MP realizou vistoria em cada um dos 29 estabelecimentos do setor existentes no município, de forma a verificar se estavam funcionando de acordo com a legislação vigente. Verificou-se que a grande maioria está funcionando sem os alvarás necessários, quais sejam: do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária, além de não possuírem inscrição municipal para recolhimento do ISSQN- Imposto sobre serviços de qualquer natureza.
 
O MP também enviou à Procuradoria do Município sugestões para a alteração da Lei Municipal nº 2.413/08, que regulamenta o funcionamento de Lan Houses e estabelecimentos similares, a fim de que elabore projeto de lei e envie à Câmara Municipal para apreciação.
 
Os trabalhos continuarão com a fiscalização pelos órgãos mencionados e também serão ministradas palestras educativas nas escolas, de forma a conscientizar sobre o mau uso da internet, além de outras ações a serem empreendidas posteriormente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS