Comissão Nacional de Política Indigenista visita o povo Cinta Larga

Comissão Nacional de Política Indigenista visita o povo Cinta Larga

Comissão Nacional de Política Indigenista visita o povo Cinta Larga

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Subcomissão de Justiça, Segurança e Cidadania e a de Etnodesenvolvimento, ambas da Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI, visitarão, nesta semana, o povo indígena Cinta Larga. Estão programados encontros, a partir de quarta-feira, 17, com os índios e com diversas instituições, dentre as quais o Ministério Público Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal. Também serão feitas visitas a algumas aldeias indígenas. As subcomissões farão relatórios para subsidiar a tomada de decisões pela CNPI em defesa do grupo indígena visitado.
 
Para o procurador da República Reginaldo Pereira da Trindade, responsável, no estado, pela defesa do povo Cinta Larga, a visita será uma oportunidade ímpar para que a CNPI, órgão de grande legitimidade, possa conhecer a difícil realidade que assola a comunidade Cinta Larga e, a partir daí, desenvolver ações e medidas para amenizá-la.
 
A visita é resultado direto da ação do Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia . Foi a partir da inserção da questão Cinta Larga na pauta da CNPI, feita por provocação do MPF no último ano, que a visita prevista para esta semana foi concebida. Naquela ocasião, o procurador da República Reginaldo Trindade realçou em seu discurso à Comissão: “Uma verdade parece gigantesca como uma montanha. Somente com estratégia, organização e método, os problemas que tanto agonizam o povo Cinta Larga poderão ser minorados. Sem que a questão seja tratada com a preferência e prioridade que ela merece; sem que existam pessoas, técnicas e administrativas, para abraçar as diferentes questões; sem que se estabeleça orçamento razoável, com regular e sistemática liberação dos recursos; sem tudo isso nada de significativo ocorrerá.”
 

Confira aqui a íntegra do discurso do representante do MPF em Rondônia.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS