Militares do 5º BEC que estavam em missão no Haiti retornam à Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Três dos dez militares do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC) que estavam no Haiti desde o mês de junho de 2009, quando foram participar da missão de paz, retornaram à Porto Velho na quarta-feira (03). Segundo o sub-tenente Nilton, os militares presenciaram momentos de terror causados pelo terremoto que matou mais de 200 mil pessoas, no dia 12 de janeiro. Os outros sete militares devem desembarcar no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira nesta quinta-feira, dia 05.
A base onde os militares do 5º BEC estavam alojados não foi atingida, mas a equipe permaneceu no país para ajudar na busca por sobreviventes. “A equipe de engenharia foi de grande importância no trabalho de resgate, principalmente por causa dos equipamentos, antes usados na infra-estrutura, na construção de estradas, poços, asfaltos de ruas, mas que serviram para ajudar na remoção de escombros”.declarou o sub-tenente. Ele informou ainda que para continuar ajudando país, O 5ºBEC enviou mais quatro soldados no último mês, que irão atuar na abertura de ruas, estradas e distribuição de água aos haitianos desabrigados.
O Exército Brasileiro encontra-se no Haiti desde a crise ocorrida no ano de 2004, quando surgiram as rebeliões nas cidades de Gonaives e na capital Porto Príncipe. Mediante esses conflitos o País sofreu intervenção da ONU, onde enviou missão de paz liderada pelo Brasil, com intuito de manter a segurança no país, e que lá permanecem até o momento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!