Na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, às 15 horas, será realizada uma entrevista coletiva no auditório do Ministério Público de Rondônia, para explicar como será desenvolvida a Operação Guerra contra Dengue, a ser deflagrada no período de 3 a 16 de fevereiro de 2010. Estarão presentes à coletiva o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, Promotores de Justiça da Saúde, Consumidor e Cidadania, além de representantes dos órgãos parceiros como Ministério Público Federal, Exército, Secretarias de Estado e municipal da Saúde, Câmara Municipal de Porto Velho, Assembléia Legislativa entre outros.
DENGUE
No interior do Estado de Rondônia, segundo dados da Agevisa, este ano já foram notificados 627 casos de dengue em Rondônia. Os municípios que mais destacaram-se que foram Vilhena, Ariquemes e Cerejeiras com 254; 77 e 44 casos notificados.
Já na capital, segundo a Semusa, não se teve nenhum caso confirmado, entretanto nos bairros Nacional, São Cristovão, Cidade do Lobo, Socialista, Jardim das Americas, JK, 3 Marias e Costa e Silva existem a suspeita de contaminação. Agentes sanitários e voluntários estão realizando campanhas de prevenção contra a dengue.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais.