Gestores de projetos indígenas se reúnem com instituições de vários setores em Cacoal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
21 representantes de povos indígenas e de associações discutem os problemas sociais enfrentados na região
Nos próximos dias 21 e 22 de janeiro de 2009, no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Cacoal, ocorrerá o Seminário Integrador de conclusão do Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas. O curso iniciou em março de 2008 e encerra nesta semana com 21 cursistas representando 12 povos indígenas e 21 associações da sua região de abrangência.
O curso foi realizado em parceria com a Associação Fórum das Organizações do Povo Paiter Suruí, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e a UNIR.
Apoiado pelo componente de fortalecimento institucional dos Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas do Ministério do Meio Ambiente (PDPI/MMA), o curso é uma atividade de extensão da UNIR e os participantes que tiverem cumprido com suficiência os requisitos estabelecidos receberão certificados na solenidade de formatura ao final do evento.
O Seminário Integrador conclui o quinto e último módulo de estudos presenciais, intitulado ?Lições Aprendidas, Perspectivas dos Gestores de Projetos e Seminário Integrador?. Tem como objetivo criar uma oportunidade de articulação e contato direto dos futuros gestores de projetos indígenas com representantes de instituições de vários setores que apóiam projetos indígenas ? órgãos de governo, fundos públicos e privados, organizações da sociedade civil e programas da cooperação internacional.
Durante o evento, no segundo dia de seminário, os cursistas terão a oportunidade de apresentar e discutir os trabalhos na forma de painéis. Também serão abordados outros assuntos relacionados ao contexto das pressões e ameaças aos povos e terras indígenas na região de abrangência e à gestão de projetos sociais e de desenvolvimento social na região.
O Seminário Integrado é focado nos futuros gestores de projetos indígenas que estão concluindo o curso, mas é uma atividade aberta a toda a comunidade de Cacoal e regiões vizinhas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!