Ex-secretário de Segurança de RO é condenado por Improbidade Administrativa

Ex-secretário de Segurança de RO é condenado por Improbidade Administrativa

Ex-secretário de Segurança de RO é condenado por Improbidade Administrativa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No processo a ex-veradora Sandra Moraes também tem os direitos políticos suspensos.
 
O juiz de direito Alexandre Miguel, titular da 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho (RO), julgou procedente a ação civil pública movida pelo Minstério Público Estadual e decidiu pela condenação de Paulo Roberto Oliveira de Moraes e Sandra Maria Barreto de Moraes por crime de improbidade administrativa, previsto Lei nº 8.429/92. Como a decisão, publicada no diário da justiça desta sexta-feira, é em primeiro grau, os condenados ainda podem recorrer.
 
A referida lei dispõe sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional.
 
O ex-Secretário de Estado de Segurança Pública, Defesa e Cidadania, Paulo Roberto Oliveira de Moraes foi condenado a perda da função pública que estiver exercendo após o trânsito em julgado desta decisão, suspensão dos direitos políticos por 5 anos e multa civil correspondente a 3 vezes o valor da remuneração que recebia ao tempo da propositura da ação. A ex-vereadora do município de Porto Velho sofreu as mesmas sanções, com exceção da suspensão dos direitos políticos, estipulado em 3 anos.
 
Segundo consta nos autos, o réu Paulo Moraes na condição de Secretário de Segurança do Estado de Rondônia, como superior hierárquico, utilizou-se da estrutura da Secretaria sob o seu comando, em especial do Corpo de Bombeiros e Policiais Militares, em benefício da campanha política da ré Sandra Moraes, sua esposa que concorria em 2004 ao cargo de vereadora.
 
Já Sandra Maria Barreto de Moraes, de acordo com o magistrado, infringiu os princípios da legalidade e moralidade, pois foi beneficiada pelas condutas praticadas pelo seu marido Paulo Moraes, em relação ao uso indevido da administração pública e abuso de poder de autoridade.
 
Processo: 0024026-03.2005.8.22.0001
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS