Primeira Conferência Estadual de Cultura encerra com música discussões e propostas

Primeira Conferência Estadual de Cultura encerra com música, discussões e propostas

Primeira Conferência Estadual de Cultura encerra com música discussões e propostas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A noite desta quinta-feira (03) foi totalmente dedicada às artes e todos os tipos de expressões. Uma delas foi o show “A Diversidade Musical do Beradeiro Silvio Santos - Zekatraca”, que encerrou a Primeira Conferência Estadual de Cultura. O evento foi realizado dos dias 1 a 3 de dezembro no Sest/Senat em Porto Velho e reuniu representantes de 20 municípios de Rondônia: Ariquemes, Cujubim, Pimenteiras, Rio Crespo, Cacoal, Castanheira, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Mirante da Serra, Corumbiara, Alta Floresta, Ouro Preto do Oeste, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Chupinguaia, Costa Marques, Jaru, Vilhena, Colorado do Oeste, além da capital.
 
Outro ponto do encerramento da conferência foi a palestra do representante da Regional Norte do Ministério da Cultura, Alberdan Batista, que divulgou os programas disponíveis aos produtores culturais da nossa região, como o Mais Cultura, Pontos de Leitura, entre outros. Alberdan também lembrou que algumas instituições bancárias já financiam projetos culturais.
 
Um momento bastante aguardado pelos participantes da atividade foi a apresentação do gerente de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), Luiz Gouvêa, mais conhecido como Luizão, que destacou a importância da parceria entre Rondônia e o Governo Federal no setor cultural. “Estamos desenvolvendo um trabalho sério e isso conquistou a confiança do governador Ivo Cassol e do presidente Lula. No ano passado, o orçamento disponibilizado pelo Governo do Estado era de apenas 700 mil reais. Em 2009, o valor saltou para 6 milhões de reais, só para a Cultura”, disse Luizão.
 
Delegados
 
Além das discussões sobre a área, houve a aprovação de três matérias importantes a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado a partir de 2010: a criação do Conselho Estadual de Cultura, o Fundo Estadual de Cultura e a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
 
Após este momento, aconteceu a eleição dos oito delegados que vão representar Rondônia na Conferência Nacional de Cultura, que vai acontecer em março de 2010, em Brasília.
 
Antes mesmo da viagem à Capital Federal, os delegados de Rondônia já apresentaram uma proposta a ser analisada na Conferência Nacional, que é o Custo Amazônico, em que a idéia é inserir no Plano Nacional de Cultura, que tramita no Congresso Nacional, um artigo que obrigue os fomentadores culturais, a destinar um valor extra aos Projetos Culturais de Entidades localizadas na Região Amazônica.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS