A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizou durante essa semana reuniões de análise sobre os projetos que serão desenvolvidos para o ano de 2010.
Durante o período de 30 de novembro a 02 de dezembro deste ano a Coordenadoria de Educação Ambiental realizou reuniões com os colaboradores do setor com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos projetos para apresentar técnicas que possam subsidiar o aprimoramento do Programa de Educação Ambiental, proposto no início deste ano, ao Estado pelo órgão ambiental sob a ótica do desenvolvimento sustentável.
De acordo com a CEAM, Iracy Wanderley Filha, essa reunião tem como objetivo avaliar a eficácia e a eficiência dos projetos que serão desenvolvidos no ano de 2010 pela Coordenadoria de Educação Ambiental. Ressaltou também que as equipes de Educação Ambiental mostraram as ações que foram desenvolvidas durante o ano de 2009, os municípios beneficiados e os objetivos alcançados.
O processo de análise foi dividido em três etapas: diagnóstico organizacional que discutiu os roteiros de estruturas organizacionais; diagnóstico de projetos, voltado à análise dos projetos, e diagnóstico da realidade que discutiu a realidade de implementação do Projeto da Educação Ambiental. A coordenadora explicou que o Programa de Educação Ambiental tem sido implementado visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades e a conservação e preservação do meio ambiente.
O Programa de Educação Ambiental da Sedam é composto pelos projetos: Educação Ambiental nas Escolas, Educação Ambiental na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Grupo de Agentes Ambientais Voluntários, Grupo de Educadores Ambientais Voluntários, Meio Ambiente na Arte e Cultura, Mãos dadas – Garimpo Bom Futuro, Educar para Não Punir, Rondônia em Ação – O futuro é Agora e a Agenda do Meio Ambiente Rondônia – Beni. Essas ações foram ministradas para a população de Rondônia durante todo o ano de 2009 e favoreceram a vários pontos como a ação de combate as queimadas que reduziram no estado e o Desmatamento.
A CEAM tem o objetivo de desenvolver e implementar ações educativas voltadas para a resolução de problemas ambientais, tendo como princípio fundamental o desenvolvimento sustentável, e, como atores, pessoas oriundas de instituições governamentais, não governamentais e comunidade, e, como diretriz, a Política de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia. A metodologia de implementação, acompanhamento e avaliação do Programa, prima por assegurar a participação da comunidade nas ações educativas de forma articulada, contínua e sistematizada, com utilização de multiplicadores e interação interinstitucional com vistas à maximização dos recursos disponíveis.
Iracy afirma que dentro de poucos dias será divulgado um relatório anual de atividades onde a sociedade poderá analisar criticamente os resultados dos trabalhos que a Coordenadoria Estadual de Educação Ambiental vem desenvolvendo continuamente em Rondônia.