Com a realização do Encontro Estadual dos Remanescentes de Quilombos, no Hotel Rondon em Porto Velho até quinta-feira, 3, Rondônia registra um importante avanço para que essas comunidades tradicionais do Estado sejam beneficiadas com maior eficácia pelo Programa Brasil Quilombola.Presente na abertura solene, realizada na noite de segunda-feira, 30, o governador Ivo Cassol, acompanhado da primeira-dama, Ivone Cassol, afirmou em seu discurso que o Governo do Estado realiza o seu dever de casa no que tange a promoção de políticas públicas não só nos quilombos, mas também para populações que vivem em lugares distantes da vida urbana como, por exemplo, os ribeirinhos.
No entanto, Cassol ressaltou a necessidade de se fortalecer as parcerias entre as três esferas de poder – municipal estadual e federal. “Espero da minha equipe um trabalho com resultados em conjunto com todos os 52 municípios, independentemente de questões partidárias”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.
Ao participar da solenidade de abertura do evento, a coordenadora do programa, Ivonete Carvalho, elogiou a iniciativa do Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), está priorizando essa causa ao realizar um encontro para se discutir as reivindicações desse grupo social.
“Estou convicta de que Rondônia terá uma importante participação graças à mobilização e articulação das autoridades, sociedade civil e lideranças quilombolas, acompanhando esse processo histórico de luta e resistência”, declarou a representante da Seppir.
A ação está sendo coordenada em Rondônia pela secretária de assistência Social, Tânia Pires, que acompanha os trabalhos. “Estamos percorrendo os quilombolas para conhecer de perto suas necessidades”, explicou a secretária.
Lançada em 2004 pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Brasil Quilombola é o maior conjunto de ações já definido por legislação para atender às comunidades remanescentes de quilombos no Brasil.
São 23 ministérios, além de empresas de economia mista comprometidas com a melhoria da qualidade de vida dessa população. Entre as prioridades estão: regularização fundiária, ações de desenvolvimento local com foco em educação, saúde e geração de renda; direitos humanos, assistência social e infra-estrutura.
A filosofia da gestão Cassol em administrar juntamente com os municípios e o governo federal foi destacada pelo senador Valdir Raupp (PMDB). “Rondônia e o Brasil estão vivendo um bom momento”, resumiu o parlamentar, que integrou a mesa de honra da solenidade composta também pela deputada federal Marinha Raupp (PMDB), o deputado estadual Edson Martins, secretária da Seas Tânia Pires e demais autoridades. Participaram também do evento prefeitos, vereadores e secretários.