Cerca de 30 empresários do ramo de confecção, calçados e acessórios da capital rondoniense participaram, durante cinco dias, de uma visita técnica aos pólos varejistas mais desenvolvidos do país. A ação foi desenvolvida pelo projeto Varejo Calçadista e de Acessórios em Porto Velho, desenvolvido pelo Sebrae, e contou com a presença da presidente do FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Rondônia, Joana Joanora.
A presença da presidente da FCDL rondoniense, Joana Joanora, garantiu contatos com as associações comercias de São Paulo, assim como a câmara de dirigentes lojista e federação das câmaras de dirigentes lojistas locais, e possibilitou troca de informações técnicas sobre o comércio das regiões.
Durante o encontro surgiram interesses dos comerciantes rondonienses em aprimorar seu empreendimento. O contato com grandes comércios aflorou o desejo inovador nos empresários que, em parceria com o projeto de Varejo desenvolvido pelo Sebrae, do qual são participantes, manifestaram desejo de ampliação de seu negócio e até mesmo criação de uma própria marca de confecções.
Para o gestor do projeto Varejo Calçadista e de Acessórios em Porto Velho, Alberto Ferreira Saavedra, a missão foi altamente produtiva. “Além do contato direto com grandes comércios, os empresários rondonienses compraram mercadorias diretamente com o fornecedor e eliminaram o papel do atravessador. Essa ação possibilitou uma maior margem de lucro ao comerciante rondoniense”, finaliza Saavedra.
Pontos Visitados
Nos dias nove e dez de novembro a missão visitou os bairros Bom Retiro e Brás. Os empresários viram na prática ensinamentos aprendidos durante cursos realizados pelo projeto de Varejo. Já nos dias 11, 12 e 13 foram visitados os centros 25 de março, Brás e Santa Efigênia. Todos empresárias realizaram grandes negócios e estabeleceram contatos para futuras compras, excluindo ou diminuindo o papel dos atravessadores. O projeto Varejo Calçadista e de Acessórios em Porto Velho, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Rondônia objetiva melhorar o desempenho das empresas aperfeiçoando a gestão e o desenvolvimento das pessoas, tornando-as mais competitivas. Empresas varejistas de micro e pequeno porte do segmento de calçados e de acessórios de Porto Velho compõem o publico alvo do projeto.