Estudantes da FIMCA aprofundam conhecimento sobre ética na pesquisa

Estudantes da FIMCA aprofundam conhecimento sobre ética na pesquisa

Estudantes da FIMCA aprofundam conhecimento sobre ética na pesquisa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acadêmicos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA – participaram do I Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa realizado nos dias 11 e 12 deste mês no auditório do Ministério Público, em Porto Velho.
 
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras proferidas por pesquisadores de renome, inclusive com experiência internacional, que é o caso do professor doutor, Hildebrando Pereira da Silva, diretor geral do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais em Rondônia e vice – diretor da Fundação Osvaldo Cruz - Noroeste.
 
           Ele abordou o tema “Pesquisa e Ética” ilustrando a explanação com exemplos de casos de pesquisas na região da Amazônia, tornando a sua apresentação mais próxima da comunidade acadêmica presente ao encontro.
 
            Ao discursar na solenidade de abertura a diretora da FIMCA, Maria Sílvia Carvalho,(foto) destacou a importância do evento, cujo objetivo é fortalecer os comitês de ética em pesquisa, visando a segurança e dignidade de quem se propõe a participar de um estudo na condição de voluntário. “É muito importante essas discussões porque visam salvaguardar o sujeito da pesquisa”, declarou ela.
 
            Segundo a professora Liliane Ibara coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FIMCA, o colegiado da instituição de ensino foi criado em abril de 2006 e desde a sua implantação vem realizando um importante trabalho graças à dedicação dos seus membros.
 
             “Contamos com integrantes de diferentes áreas do conhecimento, inclusive temos um representante dos usuários, ou seja, da comunidade”, informou a docente, que leciona no curso de odontologia.
 
            O comitê de ética tem como principal função, analisar projetos de pesquisa para dar o aval ou suspender a realização do trabalho proposto pelo seu autor. É analisada entre outras questões, a proteção das pessoas que estarão sendo pesquisadas direta ou indiretamente. “Até ao responder um questionário a pessoa já está participando da pesquisa”, esclarece Liliane.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS