A quarta oficina de formação para profissionais que atuam em Museus, realizada em Rondônia pelo Governo do Estado, teve mais de 80 inscrições. A parceria da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) com o Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), leva desta vez a oficina para o município de Presidente Médici.
“Já realizamos oficinas em Porto Velho, Guajará Mirim e Cacoal. Descentralizamos as atividades para que todos os servidores e produtores culturais do Estado tenham a chance de participar. E a que a cada oficina interessados de todo o estado viajam para o município sede. Isso mostra o quanto Rondônia tem potencial e necessidade de formações como essas”, lembra Jucélis Freitas, secretário da Secel.
A diretora da biblioteca e Museu de Buritis, Rosana Cristina Bernardo é uma das profissionais que não perde uma oficina. “Fui em todas e estou com muita expectativa para aprender mais nessa quarta oficina. Já aprendi muito sobre como gerir o espaço, receber os visitantes e manter o acervo. O mais importante é que nessas oficinas aprendemos a teoria e também a prática”, conta satisfeita.
A nova oficina que teve início hoje (16), vai até quarta-feira (18) no Centro Cultural Ivone Melo no Museu Regional de Presidente Médici. O tema dessa oficina é “Gestão e Documentação de Acervos”. Ministrada pela doutora em Museologia pela Universidade Lusofona – Portugal, Noris Leal, que atualmente trabalha na Universidade Federal de Pelotas / RS.
Entre os temas abordados estão: Museu, Museologia e Museografia. A importância da documentação museográfica. Documentação e pesquisa nos museus. Processamento técnico, preservação e gestão da informação. A construção de bases de dados. Sistemas informatizados disponíveis no Brasil para tratamento de informações. Inventário e catalogação. A construção de redes de informação. Política de documentação: da aquisição ao descarte.