Painel Político -(Na coluna hoje, Enersus, Silvernani, chuvas, licitação, marretagem e mais.) – Alan Alex

Na coluna hoje, Enersus, Silvernani, chuvas, licitação, marretagem e mais

Painel Político -(Na coluna hoje, Enersus, Silvernani, chuvas, licitação, marretagem e mais.)  – Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Corrigindo

O consórcio Energia Sustentável do Brasil, que constrói a usina de Jirau enviou nota à coluna informando que a reforma da escola Cora Coralina em Jacy-Paraná não foi feita por ele e que “o distrito de Jacy-Paraná está inserido na área de influência direta da usina de Santo Antônio, mas que mesmo assim vai realizar algumas compensações em Jacy, como a contratação de médicos, reforma da biblioteca e campanhas de combate a malária.

Diferença

O interessante dessa história é que o consórcio se preocupou em esclarecer esse detalhe da responsabilidade de quem fez a reforma. O prefeito, pelo contrário, se faz de gato morto. Não fala nada. Foi assim com a praça Dominó, cujo cercado da quadra estava dando choque nos transeuntes por falta de um projeto elétrico e agora com a quadra da escola Cora Coralina. Importante ressaltar ainda que as tais obras de compensação estão sendo feitas sem nenhum acompanhamento por parte dos vereadores. Aliás, vereador serve para que mesmo?

Por água abaixo

As chuvas que caíram nesta segunda-feira em Porto Velho comprovaram o que eu venho falando há tempos, a prefeitura fez serviço porco em todas as obras que meteu a mão. Prova maior foram os telefones do Rondoniaovivo.com que não pararam de tocar o dia todo. Nossas equipes bem que tentaram atender a todas as solicitações, mas não deu. Porto Velho parecia uma Veneza nortista. E vai piorar, porque o período de chuvas está só começando.

Inacabadas

Outro verão passou e a prefeitura não terminou as obras iniciadas ainda na administração passada. Transposição da Farquar, Elias Gorayeb e a inacabável José Vieira Caúla. Sem contar ruas na periferia da cidade. Esse é o “novo jeito de administrar”.

Vieira Caúla

Em 11 de agosto deste ano o Rondoniaovivo.com denunciava uma possível fraude na licitação da Avenida Vieira Caúla, baseada em informações de uma testemunha ocular do cambalacho. No dia 14 do mesmo mês a prefeitura emitiu uma “nota de esclarecimento” sobre o caso, negando a fraude, afirmando que “tudo não passou de um erro de digitação”. No dia 12 de agosto a testemunha se apresentou ao Ministério Público Federal para oficializar a denúncia. No dia 01 de setembro, 20 dias depois, o Rondoniaovivo cobrava o porquê da testemunha ainda não ter sido ouvida no MPF. NO dia 02 de setembro o MPF divulgava uma “nota de esclarecimento” sobre as cobranças do Rondoniaovivo. Hoje é dia 09 de novembro de 2009 e as obras da Avenida José Veira Caúla continuam inacabadas. E com a chegada das chuvas, deverá continuar na mesma.

Confusão

A nova licitação de publicidade da Assembléia Legislativa ainda vai dar muito o que falar. A empresa Pna Publicidade, que atende a Casa atualmente, pode prorrogar o contrato por mais um ano. Além do mais, a Assembléia e a Pna firmaram o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no Ministério Público para garantir a transparência das ações publicitárias da Casa. Por isso Clayton Pena bate no peito e faz o que bem entende com as reclamações dos parlamentares. Ele está calçado, e muito, em suas ações. Portanto, se Pena quiser, a ALE não contrata empresa nenhuma.

Falando nisso

Hoje pela manhã, empresas interessadas em retirar o edital de licitação da publicidade não conseguiram ter acesso ao documento. “Ainda não está disponível”, era a informação dada pelos servidores da Casa.

Tucura

O deputado Valdivino Tucura está em Brasília onde tenta obter uma liminar no TSE para se manter no cargo. Enquanto isso, advogados de Silvernani tentam fazer valer a decisão do TRE e empossa-lo. Na Assembléia, a Mesa se reuniu nesta segunda-feira e pelo visto vão segurar Tucura enquanto for possível.

Passagens aéreas

Silvernani César Santos foi condenado pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho a devolver aos cofres públicos quase R$ 3 milhões, que foram desviados da Assembléia e pela empresa Tamatur Turismo em um esquema de passagens aéreas fantasmas. Agora que Silvernani vai ser deputado novamente, seria uma boa alternativa a Justiça bloquear o salário do novo parlamentar para tentar restituir essa dinheirama. Junto com Silvernani foram condenados na mesma ação o deputado federal Rubens Moreira Mendes, Maria Helena Erse Mendes, Jaqueline Moraes de Melo, Mário Sérgio Miranda Lemos e João Bosco Oliveira de Almeida.

Paraquedista

O gerente de uma concessionária de Porto Velho quer aproveitar a super-exposição de sua imagem nos comerciais da empresa para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa. Sei não, mas acho que ele não consegue nem ficar entre “os trezentosl”.

Marreteiro

O deputado Maurinho (PSDB) tem andado muito lá pelas bandas de Jirau. Não que o parlamentar esteja atrás de fiscalizar os trabalhos, muito pelo contrário. Maurinho está tentando vender para o consórcio que constrói as usinas “pulseirinhas repelentes”. Isso mesmo. O produto funciona com a mesma tecnologia das coleiras anti-pulgas. O deputado está numa correria tremenda para fechar o negócio. Seria bom ver esse empenho em ações favoráveis a seus eleitores. Também seria interessante conferir se ele está se aproveitando de sua condição de parlamentar para dar um “empurãozinho” nessa negociação.

Falando em Jirau

A Polícia fechou mais um bordel em Jacy Paraná. Os proprietários são acusados de cárcere privado. O problema dos bordéis em locais próximo a grandes empreendimentos é social. Os trabalhadores recebem seus pagamentos e gastam tudo com mulheres e bebidas, enquanto suas famílias ficam na cidade. Muitos peões gastam até o dinheiro da alimentação de seus filhos. Nesses casos, o consórcio deveria intervir e repassar parte do pagamento às mulheres desses trabalhadores, garantindo dessa forma o sustento mínimo de suas famílias.

Só quer uma desculpa

Roberto Sobrinho, como todos sabem, adorou a Europa e agora só quer uma desculpinha para visitar o velho mundo. Em seu último tour, o prefeito alegou que tinha ido lá para “conhecer a tecnologia das turbinas bulbo, que serão utilizadas nas usinas do Madeira. Só que essa tecnologia não tem nada de nova. Ivo Cassol que o diga, as PCHs do governador já utilizam esse sistema há tempos. Cassol não perdeu tempo e declarou, “bastava o prefeito ter ido lá em Rolim que ele iria conhecer as turbinas, não precisa ter ido tão longe para isso”. Cassol também havia sido convidado pelo consórcio para viajar à Europa. Ele não aceitou.

Reta final

Falando em Cassol, nesta terça-feira o TSE deve julgar o processo do governador. Dificilmente ele conseguirá a absolvição. Por isso, todos os secretários já limparam gavetas, HDs e arquivos. Após a decisão do TSE, Cassol deverá se manter ainda por uns 60 dias no cargo.

Ainda Roberto

No encontro do PT ocorrido em Ouro Preto do Oeste mês passado, Roberto Sobrinho deixou a companheirada irritada. Ele declarou que “eleição é assim mesmo, umas a gente perde, outras a gente ganha”. A turma da estrelinha reclamou porque considerou irresponsável a atitude do prefeito, “o PT está há 20 anos construindo um projeto político e quando consegue, Roberto quer jogar isso para o alto por uma vaidade”.

Ninho errado

Em JI-Paraná o senador Acir “ficha-limpa” Gurgacz fez um longo discurso para os funcionários e familiares de funcionários de suas empresas. O jornal de propriedade de sua família, Diário da Amazônia disse que eram “simpatizantes e amigos”, mas não se engane. Eram funcionários de Gurgacz. Pois bem, nesse mesmo evento, que ocorreu na Câmara de Vereadores, o deputado estadual Euclides Maciel (PSDB) fez um discurso inflamado, dizendo que era e sempre foi “amigo da família Gurgacz”. Declarou ainda que “se tiver que optar entre o PSDB e Acir Gurgacz, não tem dúvidas, prefere Acir”. Não se sabe de onde o deputado anda espalhando em Ji-Paraná que seu programa exibido na Rede TV! é “campeão de audiência” na Capital. Vai sonhando Euclides, só toma cuidado para não cair da cama.

Vem aí

Marco Luque, apresentador do programa Custe o Que Custar da Rede Bandeirantes vai estar em Porto Velho dia 12 deste mês apresentando seu show de comédia stand-up. O evento vai acontecer no Bingool a partir das 20 horas. Informações pelo telefone 9974-2814. Quem quiser apostar na sorte, pode aguardar que vai rolar sorteio de ingressos aqui no Rondoniaovivo.com.

Mudança

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30min (voltamos ao horário normal) e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS