Limpeza nos cemitérios públicos da Capital antecipa grande movimento para o Dia de Finados – Confira fotos e vídeo

As vésperas do dia de finados vários familiares que tem seus entes queridos enterrados nos três cemitérios públicos de Porto Velho vão até o local para reformar os túmulos e deixar tudo pronto para a visitação que acontece nessa segunda-feira, 02 de novem

Limpeza nos cemitérios públicos da Capital antecipa grande movimento para o Dia de Finados – Confira fotos e vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As vésperas do dia de finados vários familiares que tem seus entes queridos enterrados nos três cemitérios públicos de Porto Velho vão até o local para reformar os túmulos e deixar tudo pronto para a visitação que acontece nessa segunda-feira, 02 de novembro.
 
Os comerciantes também aproveitam o grande movimento para colocar seus produtos relativo ao evento fúnebre à venda, como coroa de flores e velas.
 
No cemitério Santo Antônio, zona Sul de Porto Velho, muitos trabalhadores desempregados aproveitam para ganhar um dinheiro extra, prestando serviços de mão de obra na reforma e pintura de alguns túmulos.
 
No cemitério dos Inocentes, localizado na região central, os trabalhos continuam a todo vapor, logo após uma denúncia feita pelo jornal RONDONIAOVIVO sobre a situação de abandono do local uma equipe de garis estavam no local realizando limpeza e pintando o meio fio da estradinha de entrada do cemitério, porém a obra ainda é meio superficial, pois logo atrás da igreja do cemitério o abandono continua da mesma forma.
 
“As equipes de garis são enviadas uma vez por ano aos cemitérios, eu acredito que se a prefeitura tivesse vontade de manter esse local em perfeito estado de conservação era só disponibilizar uma equipe por semana durante o ano inteiro”, disse um auxiliar de limpeza que estava no cemitério e preferiu não se identificar.
 
Durante a visita aos cemitérios pela equipe de reportagem uma ótima surpresa foi constatada, o histórico cemitério da Candelária que por anos passou por total estado de abandono e está recebendo uma reforma completa – faltando as catacumbas, que devem passar por um processo de restauração -, um dos operários do local falou sobre a importância de trabalhar em um patrimônio histórico nacional.
 
“Nesse trabalho já avistamos túmulos com quase cem anos, também vimos manuscritos indianos, são quase cinco mil pessoas enterradas aqui, e grande parte delas foram pioneiras de Porto Velho”, disse o operário.
 
 
Trabalho infantil
 
 
Um dos pontos negativos dessa movimentação provenientes do dia de finados é o grande fluxo de crianças que ficam dentro e fora do cemitério tentando ganhar algum dinheiro realizando trabalhos braçais e perigosos.
 
No estacionamento do cemitério Santo Antonio, crianças de aproximadamente dez anos se aglomeram para guardar os carros que param no local em troca de alguns centavos, colocando em risco suas vidas.
 
Já dentro do cemitério foram encontradas várias crianças com enxadas e pincéis oferecendo trabalhos de reforma nos túmulos.
 
“Para pintar e capinar ao redor do túmulo eu cobro dez reais”, disse um menor de idade que estava no local.
 
No cemitério dos Inocentes a mesma situação foi constatada, muitas crianças trabalham em pleno meio dia trabalhando nos túmulos.
 
Essa atividade se torna especialmente perigosa, tendo em vista que nessa semana um homem foragido, condenado a quase dez anos de cadeia, foi recapturado trabalhando na reforma de túmulos no cemitério dos Inocentes.
 

“Eu sempre vejo os órgãos competentes pelo bem estar dos menores agindo em festas e eventos durante a noite de Porto Velho, porém em uma situação real como essa em que menores estão exposto a todo tipo de perigo eu ainda não vi ninguém fazer nada, mesmo estando aí, diante dos olhos de todos”, disse, revoltada, Carla Nazareno Chaves, moradora da região.

CONFIRA FOTOS:

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS