Os aposentados e pensionistas do Estado recebem seus proventos nesta quinta-feira (22). São mais de 11 milhões de reais distribuídos para 5.342 beneficiários.
De acordo com o presidente do IPERON, César Licório, garantir o pagamento dos pensionistas e inativos antes do dia 25 de cada mês, tem sido um compromisso do governo Cassol. “Algumas vezes, especialmente quando há muitos feriados, fica complicado concluir uma folha e partir para outra, mas nosso pessoal tem conseguido acompanhar o ritmo”, destaca César Licório. Segundo ele, o mais importante é dar ao inativo, que já contribuiu tanto com o Estado, e aos pensionistas, nos casos de óbitos, a segurança de que antes do fechamento do mês terão seus vencimentos creditados no banco.
A folha de outubro fechou em 11 milhões 376 mil reais. Em janeiro deste ano, a mesma folha somava 9 milhões e 736 mil reais, para 4.720 beneficiários. “O valor da folha tem crescido continuamente, mas, por outro lado, o Estado tem contrato novos servidores, que darão o suporte para continuarmos com uma previdência sólida”, salientou o presidente do Instituto.
“Nós comemoramos a manutenção da alíquota de contribuição do servidor em 11%, ocorrida no final do mês passado, como uma vitória dos servidores. Antes os cálculos para o equilíbrio atuarial nos levavam a casa dos 26%, mais após ajustes, inclusive levando em consideração a segregação de massas, pudemos chegar aos 22,5%. Para não onerar o servidor, mais uma vez contamos com a sensibilidade do governador Ivo Cassol, que permitiu ao Estado arcar com os 0,5%”, finalizou Licório.