Restaurantes devem contratar nutricionistas para garantir alimentação saudável
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A falta de higiene, conservação inadequada dos alimentos e tratamento térmico incorreto podem contribuir para um grave problema de saúde pública: o surgimento das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) que são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados ocasionando infecções por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas aos consumidores. Doenças essas que podem ser evitadas com a correta manipulação dos alimentos e tantos outros cuidados na cozinha.
Para tanto, o deputado Wilber Coimbra (PSB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa que obriga a contratação de nutricionistas por restaurantes, bares e lanchonetes que possuam mais de 30 mesas para atendimento ao público, isso porque o nutricionista é o profissional treinado para acompanhar com rigor técnico o processo de alimentação, desde a compra do produto ao acondicionamento e preparo.
“Somente um nutricionista tem a capacidade adequada para distinguir alimentos próprios para o consumo da forma mais eficiente, evitando inclusive o desperdício, uma vez que conhece técnicas para aproveitar todo o alimento e suas propriedades”, acrescenta Wilber.
Quem tem, recomenda
Jordelino Alves da Costa, proprietário de um tradicional hotel de Porto Velho, possui um nutricionista que trabalha na cozinha do restaurante. Segundo Costa, por força de contratação com o poder público (para quem fornece alimentos), é obrigado a ter este profissional. Porém, depois da contratação observou uma considerável melhora na cozinha, a começar pelas boas práticas, organização, conservação dos alimentos e preparo. “Mesmo que não houvesse a obrigação de ter um profissional de nutrição, não ficaria sem, pois as vantagens para a empresa e a segurança que passamos aos nossos clientes são inestimáveis”, afirma o empresário.
Dario Francisco, gerente geral de uma rede de restaurantes de Porto Velho, fala com muita satisfação do profissional contratado pela empresa. “Nosso conhecimento na cozinha só enriqueceu depois da contratação do profissional de nutrição. Descobrimos a importância do tempo correto para o degelo dos alimentos, o tempo certo para o preparo dos mesmos, manipulação e acondicionamento, além do fim do desperdício”, fala o gerente.
Segundo Dario, o mais importante foi que a equipe agora tem consciência de que existem inúmeras bactérias que podem evitar, através dessa manipulação correta dos alimentos. “Os clientes sentem-se mais satisfeitos ao saber que o restaurante tem todo o cuidado necessário com os alimentos, isso lhes dá mais segurança”, finaliza o gerente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!