Começa a ser costurada a nova convenção que deverá reger a vida dos trabalhadores da construção civil do Estado de Rondônia, conforme estava prevista para a tarde desta segunda-feira, na sede da delegacia estadual do MTE, estiveram reunidos os representantes dos sindicatos STICCERO (trabalhadores), SINICON (patrões) e os dirigentes maiores das usinas de Jirau e Santo Antônio.
A reunião histórica já tida como um marco na história do sindicato dos trabalhadores que demonstraram todo o seu poder de mobilização e alcançaram em menos de uma semana a atenção dos empresários do ramo que não suportaram os prejuízos exorbitantes com a paralisação das obras nos canteiros da capital.
Entre os presentes estavam o administrador do STICCERO, Anderson Machado, o representante da CUT/RO Evandro Rodrigues de Souza (vice-presidente), o representante da CONTICON, Valdemar Pereira e Admeilton Borges, além de quatro trabalhadores membros da Comissão de Negociação que foi eleita no último dia 02 de agosto, durante a Assembléia ordinária.
Da parte empresarial compareceram os representantes da Norberto Odebrecht, Antônio Cardilli e Zidem Abrãao, da Camargo Correia, Fidelis Dinis, além do diretor do SINICON, Alan Gurgel que também faz representação da empresa Andrade e Gutierrez, por que a mesma já faz parte do sindicato.
Como mediadoras do MTE deste acordo inicial, estavam presentes, Maria Alzinete de Jesus e Têmis Teodora Gomes Cordeiro, e o Procurador do Ministério do Trabalho, Ailton Vieira dos Santos.
Como prova dos avanços, o sindicato dos empresários apresentou de pronto uma contra proposta, ponto a ponto da inicial apresentada pelo STICCERO, que será analisada ainda hoje pelos seus membros, porém, ainda há que se ter muita paciência no que diz respeito às conclusões e aos acordos finais, que só devem ocorrer mesmo até a próxima sexta-feira (18/09).