RIO MADEIRA - Medo da violência no trânsito leva moradores do São Sebastião a rejeitar construção de ponte

RIO MADEIRA - Medo da violência no trânsito leva moradores do São Sebastião a rejeitar construção de ponte

RIO MADEIRA - Medo da violência no trânsito leva moradores do São Sebastião a rejeitar construção de ponte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Associação dos Moradores do Bairro São Sebastião I está preocupado com o aumento do índice de acidentes com vítimas fatais na travessia da Avenida Costa e Silva (convertida em rodovia federal BR-319). Vários moradores relatam casos de parentes ou conhecidos que se envolveram em acidentes e algumas que morreram ao tentar atravessar a avenida ou se deslocando por ela.
 
Eles relatam um acidente ocorrido recentemente em que um pai de família saiu de casa de bicicleta para ir ao trabalhar e foi atropelado e esmagado por um caminhão na Costa e Silva. “Esse é apenas o caso mais grave e mais recente, mas há inúmeros registros de acidentes de menor monta envolvendo, sobretudo, crianças do bairro”, afirma Jacó.
 
O presidente da Associação, Jacó Lira, acredita que se a ponte sobre o rio Madeira para fazer a ligação de Porto Velho com Humaitá e Manaus for construída no mesmo local onde funciona a balsa a situação tende a se agravar. Jacó aponta perigo maior ainda para as crianças do bairro que necessitam atravessar a avenida Costa e Silva para estudar nas escolas Nações Unidas, no bairro Ipase Novo, e São Pedro, no bairro Pedrinhas. É uma situação de risco constante, destaca Jacó, acrescentando que desde a construção do porto graneleiro aumentaram as dificuldades para as cerca de 1800 famílias que moram no São Sebastião I.
 
“Somos a favor da construção da ponte, mas não no mesmo local onde funciona a balsa atualmente”, avisa o líder comunitário, prometendo muito trabalho para convencer as autoridades da inconveniência de deixar uma rodovia federal, que promete ser de tráfego intenso, dentro da cidade.
 
Na busca de uma saída para vencer essas dificuldades, o presidente da Associação de Moradores do São Sebastião I pretende procurar a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro da Balsa e propor ações conjuntas para reivindicar a construção de faixas de pedestres ou até mesmo passarelas na Costa e Silva e propor ações na Justiça contra a construção da ponte no local onde se faz a travessia do Madeira atualmente. Ele acredita que a união de todos os moradores dos bairros prejudicados com a federalização da Costa e Silva e Jorge Teixeira poderá sensibilizar as autoridades para que aproveitem o bom momento econômico porque passa Rondônia e propor a construção de um anel viário tirando o trânsito de caminhões de dentro da cidade.
 
Jacó Lira, que além de presidente da Associação de Moradores do Bairro São Sebastião I e repórter fotográfico e conhecedor dos problemas da cidade, afirma que é inconcebível a forma ‘apequenada’ de atuação de nossos políticos. “O momento para unir a construção da ponte sobre o Madeira com o anel viário e, consequentemente, melhorar as condições do trânsito em Porto Velho é esse. Nunca vivemos um momento tão propício para programar obras que de fato melhorem a qualidade de vida da população como agora, com o bom de desenvolvimento advindo com a construção das hidrelétricas. Mas não podemos pensar pequeno”, desafia Jacó.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS