Coordenadoria da Prefeitura promove campanha de prevenção ao escalpelamento com ribeirinhos - Foto

Coordenadoria da Prefeitura promove campanha de prevenção ao escalpelamento com ribeirinhos - Foto

Coordenadoria da Prefeitura promove campanha de prevenção ao escalpelamento com ribeirinhos - Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, promoveu na manhã desta sexta-feira (28/08) uma reunião com representantes de pescadoras e outras moradoras da região ribeirinha de Porto Velho e Candeias do Jamari para divulgar a Campanha do Escalpelamento Zero, lançada pela Secretaria Nacional de Assistência Social, para o enfrentamento de verdadeiras tragédias que ocorrem com mulheres que utilizam pequenas embarcações movidas a motor.
 
Os escalpelamentos ocorrem com freqüência na região Amazônica, principalmente com mulheres que usam o cabelo comprido, que fica enroscado no motor da embarcação, provocando o escalpelamento das mulheres. Estes acidentes exigem tratamentos caros e difíceis e deixam seqüelas graves. As vítimas perdem os cabelos para sempre.
 
O dia 28 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. A definição de uma data específica para o problema faz parte das medidas tomadas para divulgar este tipo de situação, com o objetivo de prevenir os acidentes e também para criar mecanismos de apoio para as vítimas dos mesmos. Um projeto de lei que trata do assunto está tramitando no Congresso Nacional.
 
A titular da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina Araújo, participou recentemente de um encontro nacional realizado em Brasília para tratar do assunto. Segundo ela, embora em Porto Velho este problema não seja muito comum, o perigo é constante e por isso as medidas de prevenção e outras informações a respeito precisam ser divulgadas. “Estamos empenhados nesta campanha de conscientização, que vai abranger toda a região ribeirinha, para evitar estes acidentes que podem mutilar uma pessoa para sempre”, disse ela.
 
Participaram da reunião realizada nesta sexta-feira, a presidente da Colônia de Pescadores de Porto Velho, Marina Veloso, a Secretária Municipal de Mulheres do Candeias, Márcia Souza, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Francisca Serrão, e representantes da Associação de Mulheres da Comunidade São Sebastião, entre outras entidades. O deputado federal Eduardo Valverde participou do encontro e falou sobre a tramitação no Congresso Nacional do projeto de lei que trata do assunto.
 
A Campanha do Escalpelamento Zero terá continuidade neste final de semana durante a IV Corrida de Voadeiras, programada para o sábado e o domingo no porto do Cai N`Água, na Capital.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS