PONTA DO ABUNÃ - Após confronto manifestantes só negociam com autoridade da esfera federal

PONTA DO ABUNÃ - Após confronto manifestantes só negociam com autoridade da esfera federal

PONTA DO ABUNÃ - Após confronto manifestantes só negociam com autoridade da esfera federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A comissão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), formada por Hedson Matsusuke Tatibana (diretor geral), Edirlei de Souza e Ítalo Sidin (assessores), chegou logo após as 18 horas, quando tentou mostrar a liderança do movimento que bloqueou a BR 364 - representada por Aparecido Bispo, da Cooperativa de Agricultores de Extrema -, no quilômetro 1040, 360 Km de Porto Velho, a situação do processo que viabiliza a criação do município de Extrema de Rondônia através de um plebiscito e que atualmente se encontra no Tribunal Superior Eleitoral (Recurso Especial Eleitoral n. 28560).

O TRE-RO propôs a realização de uma audiência pública em data a ser marcada onde estaria um representante do TSE junto com uma comissão de moradores da Ponta do Abunã (que comporta os Distritos de Califórnia, Fortaleza do Abunã e Extrema), e seria definida a situação do processo que viabilizaria o plebiscito na localidade.

Irredutíveis, os manifestantes rechaçaram qualquer negociação com autoridades tanto da capital quanto da esfera estadual. A liderança do movimento se queixou que nos três dias de paralisação da BR 364, nenhuma autoridade do governo Estadual e municipal (de Porto Velho), assim como vereador, deputado e senador, esteve no local para conversar com a população. Os manifestantes exigem que um representante do Tribunal Superior Eleitoral, da esfera federal, se dirija até a localidade para apresentar a real situação do processo para a realização do plebiscito, e que dê garantias na celeridade do julgamento do recurso, impetrado pela Procuradoria Regional Eleitoral - que alegou que a criação de municípios na atualidade fere o que diz a Constituição Federal (artigo 18,  § 4º).

O movimento de paralisação permanecerá até a chegada desse representante, enquanto isso jornalistas do Acre disseram para a reportagem do Rondoniaovivo.com que muitas localidades acreanas já sentem o efeito do isolamento do Estado promovido pelo bloqueio. Pois com centenas de caminhões paralisados ao longo da BR, o abastecimento de combustíveis e víveres já são sentidos.

VEJA TAMBÉM:

Batalha é travada entre policiais rodoviários e manifestantes que bloquearam BR 364; viaturas são abandonadas no local - Confira fotos

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS