EMANCIPAÇÃO - TRE de Rondônia aprova proposta de plebiscito na Ponta do Abunã

EMANCIPAÇÃO - TRE de Rondônia aprova proposta de plebiscito na Ponta do Abunã

 EMANCIPAÇÃO - TRE de Rondônia aprova proposta de plebiscito na Ponta do Abunã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A decisão foi aprovada na última sessão ordinária de 2007, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia por 4 votos a 3, a realização de Consulta Plebiscitária objetivando a criação do município de Extrema de Rondônia, fusão dos distritos de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia e Extrema. O pedido de consulta foi formulado pela Assembléia Legislativa do Estado, em outubro do mesmo ano. O Ministério Público Eleitoral opinou contrário alegando falta de embasamento legal.
 
O relator do processo, juiz Paulo Rogério havia votado em sessão extraordinária a favor da realização da consulta popular para que a população opine pela emancipação da Ponta do Abunã, desmembrando de Porto Velho e criando-se o novo município. O juiz federal Élcio Arruda votou pelo indeferimento do pedido, a não aprovação do plebiscito, em virtude da ausência de normatividade ulterior (lei complementar federal) para que se aplique a exigência do § 4º do artigo 18 da Constitucional Federal.
 
Na retomada do julgamento, após o pedido de vistas, o desembargador Roosevelt Queiroz votou pela aprovação da consulta, com voto compartilhado pelo juiz Reginaldo Joca. Os juizes Osny Claro e Valdecir Citon votaram contrário à matéria seguindo a linha da falta de amparo legal baseado na Constituição . Coube ao presidente do TRE/RO, desembargador Gabriel Marques o voto de desempate a favor do plebiscito, entendendo como necessidade popular. Vale ressaltar que o plebiscito, em ano eleitoral, só pode ser realizado até 06 meses antes do pleito.
 
O Ministério Público teve o prazo de 03 dias para recorrer da decisão do TRE, após a publicação do acórdão, resultado, no Diário da Justiça. O prazo não conta no período do recesso da Justiça Eleitoral (de 20 de dezembro a 06 de janeiro). Caso não haja recurso do MP ou de outra parte, o Tribunal Regional Eleitoral deverá, então, aprovar Resolução contendo as normas para o plebiscito que, no caso, seria realizado mediante voto direto e secreto dos eleitores do município de Porto Velho e com utilização do sistema eletrônico de votação e totalização. A proposta de criação de Extrema de Rondônia, na hipótese, será considerada aprovada ou rejeitada por maioria dos votos válidos dos eleitores que comparecerem às urnas. Estarão aptos a votar os eleitores inscritos na capital, abrangendo todos os distritos. 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS