Sites oferecem roteiros e se integram em redes sociais. Serviços de mapas on-line não são uma novidade. Pessoas buscam endereços e empresas tentam obter as melhores rotas na entrega de seus produtos. Atualmente o serviço mais popular é o Google Maps, mas existem outras opções no mercado, como o Apontador e o MapLink, Guia Mais. O G1 tem também um serviço de mapas, rotas e informações sobre o trânsito.
>>> Evolução dos mapas
Os primeiros serviços agregados aos mapas foram guias de estabelecimentos como restaurantes, bares, casas noturnas, hotéis, prédios públicos, pontos turísticos. Mapas também são largamente usados para orientar o motorista sobre o transito, principalmente nas grandes cidades brasileiras.Com a portabilidade e a popularização da tecnologia GPS, os mapas se espalharam para serviços agregados nos celulares e dispositivos exclusivos para automóveis.
Hoje os mapas desempenham um papel colaborativo, ligado à interação e à convivência. Estão conectados a redes sociais mostrando onde os usuários estão e também servindo de referência para as pessoas indicarem serviços e lugares.
O site OndeEstou é um serviço que permite ao usuário dizer – literalmente – onde ele está. Com base nesta informação são levantadas diversas informações interessantes: quais outros usuários estão na mesma região, serviços como restaurantes e bares próximos, informações de clima, detalhes sobre o trânsito, fotos postadas nos principais serviços de compartilhamento de imagens.
O site funciona como uma rede social, permitindo conectar-se a outros usuários. Também oferece integração com outros sites como o Facebook, Twitter e Orkut. Esta integração permite compartilhar sua posição com os usuários das redes.
Ele também tem aplicativos para celular, com versões de aplicativos
para Windows Mobile, BlackBerry, Apple (Iphone) e para celulares com suporte a Java. Para usar o serviço é preciso ter acesso a internet no aparelho.
>>> Compartilhando locais
Usando o Google Mapas é possível qualquer pessoa criar um mapa apontando localizações e compartilhar com outras pessoas. Basta ter uma conta Google e acessar o Google Mapas. Logo abaixo do logotipo existe o link "meus mapas" que permite o cadastramento de mapas. Uma vez criado o mapa, basta pesquisar os locais que deseja marcar e clicar no link Salvar em meus mapas. Preste atenção na hora de criar seu mapa - ele pode ser público, ou seja, qualquer um tem acesso, ou não listado, quando apenas quem você determina tem acesso.
Diversas pessoas publicam mapas interessantes usando este recurso, como esteguia das melhores coxinhas de são Paulo.
Alguns mapas têm contexto político e social, como este que retrata os casos de morte por gripe suína no mundo, ou mesmo o projeto do G1 em defesa da Amazônia, mostrando os pontos de queimadas. Algumas aplicações são mais ligadas à diversão e entretenimento. O Picasa, serviço de compartilhamento de fotos do Google, tem um jogo que mostra fotos enviadas por seus usuários e pede para que a pessoa identifique o lugar do mundo onde aquela foto foi tirada. Ao clicar no mapa sobre uma localidade, o site mostra a distância para o ponto exato da foto. Algumas fotos são de pessoas e do interior de residências, o que deixa praticamente impossível a identificação do local.
>>> Serviços interessantes
O site Taxi.com.br mostra o valor sugerido para corridas de táxi nas principais cidades brasileiras. Consegui realizar diversas simulações e os preços foram coerentes com os roteiros que costumo realizar em São Paulo. Algumas vias principais da cidade não foram encontradas, e achei isso uma falha considerável do sistema. Mas o serviço é bem útil para servir de referência.
A extensão Ubiquity, que está em fase beta no Mozilla Labs, (repositório de aplicativos em fase de testes da Mozilla) tem diversas funções interessantíssimas, dentre elas a integração com o Google Maps. Usando o complemento é possível executar uma série de ações através de uma linha de comandos. Após instalar o complemento, use as teclas CTRL+Espaço para abrir a interface do Ubiquity. Em uma linha de comando digite o termo map acrescido do endereço que o serviço irá carregar automaticamente o serviço do Google Maps. Depois de localizado o endereço é possível enviar uma imagem JPG do mapa para um endereço de email, seja pelo seu cliente de e-mail ou pelo próprio Gmail.
>>> Serviços pelo mundo
O site Mashable publicou meses atrás uma lista com diversos serviços usando como base o Google Maps. A imensa maioria não tem conteúdo em português nem aborda nada no Brasil, mas é bem interessante ver o que está sendo feito lá fora. O serviço Safe 2 Pee, por exemplo, mostra onde existem banheiros públicos confiáveis. O NYC Bike Maps mostra os roteiros para andar de bicicleta em Nova York. O iMap Weather mostra a previsão do tempo nas grandes cidades, inclusive no Brasil. A escala padrão pode ser mudada para Celsius facilitando a compreensão por aqui.
>>> O que esperar para o futuro?
Os serviços de mapa desempenharão cada vez um papel maior na internet, principalmente com a evolução da tecnologia 3G e o aumento nas vendas de celulares tipo smartphones. As ferramentas permitem levar ao consumidor uma visão espacial do que se passa. Não me surpreenderei se serviços hoje restritos ao mundo corporativo, como rastreadores de encomenda em tempo real, mostrando para o cliente em um mapa onde a entrega dele está.
Este direcionamento para redes sociais, mostrando o onde o usuário está e o que existe a volta dele também é algo que pode cair no gosto das pessoas, justamente por promover a interação entre as pessoas e facilitar o acesso a serviços. Porém, questões ligadas a ética, privacidade e segurança jamais deverão ser esquecidas e precisam ser amplamente discutidas. Este tipo de funcionalidade expõe as pessoas de forma jamais vista em meios on-line. Certa vez comentei sobre o filme Minority Report e lembrei outra passagem do filme, onde o astro Tom Cruise anda pela cidade e existem diversos equipamentos rastreando sua presença pela retina, apresentando propagandas personalizadas para ele.
Empresas com informação referencial de onde estão seus consumidores terão potencial para fazer algo relativamente semelhante, já com tecnologias disponíveis hoje, mas esbarrando em questões éticas e de privacidade.Permitir que as pessoas informem o tempo todo onde você está também tem diversos aspectos delicados ligados a segurança, podendo gerar condições para que bandidos interceptem pessoas. É uma discussão longa para um debate que envolverá profissionais de tecnologia, direito e o poder publico e, por que não dizer, toda a sociedade. Por hoje é só. Quinta-feira eu volto respondendo dúvidas que os leitores deixam nos comentários da coluna. Até lá.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!