Um terreno, localizado entre o Porto Velho Shopping e o Parque da cidade (com acesso pela avenida Pinheiro Machado), zona Norte da capital, e que foi cedido para a realização da 1ª Corrida de Jerico em Porto Velho, que aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de junho – evento realizado há mais de uma semana -, se transformou em um verdadeiro campo de batalha, com toda sua área devastada em sujeira, entulhos e muitos pneus velhos. Nesta segunda-feira (29) todo o material que restou do evento, principalmente os pneus, serviram de mote para uma grande queima (incêndio), que assustou moradores da redondeza.
O fogo estava muito alto – com cerca de seis metros de altura – e uma intensa e grande fumaça negra tomou conta de todo aquele setor, podendo ser visto de vários pontos da cidade.
FISCALIZAÇÃO
Dois policiais acompanharam um fiscal da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental), que esteve no local fazendo a perícia em todo o terreno, conferindo os estragos que foram feitos a partir da realização de eventos no local, onde não foram tomados os cuidados necessários para a manutenção correta do terreno, como a efetuação de limpeza e a retirada de entulhos, que deveria ser uma obrigação dos organizadores.
O chefe da fiscalização da SEDAM, que quis ser identificado apenas como Coutinho, disse que após a perícia e constatado os delitos cometidos no local, será enviada notificação aos organizadores do último evento que aconteceu naquela área, a “Corrida de Jericos”. No local nem as arquibancadas utilizadas para acomodar o público foram retiradas.
De acordo ainda com Coutinho, agora em julho, será efetuada uma série de ações preventivas em lotes da capital em relação a queima de pneus, entulhos e matas ciliares.
CONFIRA FOTOS: