Pólo discute Educação Inclusiva
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segundo Maria Cecília Correia de Souza, Coordenadora de Educação Inclusiva do município, “o objetivo do evento é construir uma escola para todos, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação, para o acesso, permanência e a continuidade de estudos de todos os alunos”. E para tanto, a Semed tem desenvolvido várias ações na área de Educação inclusiva. Ela explicou que no ano de 2003 foi iniciado o movimento de Educação Inclusiva no Brasil, e para que a Secretaria de Educação Especial e o MEC pudessem garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, jovens e adultos, com necessidades especiais, nas salas de aula, freqüentando o sistema regular de ensino, dividiu-se o Brasil em vários pólos.
Em 2004 ,Ji-Paraná iniciou a sua participação no Programa de Educação Inclusiva, tornando-se pólo de 18 municípios rondonienses. Nasceu daí a parceria do município com o MEC, que desde então proporcionam atendimento a alunos com necessidades especiais em classes comuns da rede regular de ensino.
Segundo informações do Secretário de Educação, Vanderlei Nunes, atualmente estão sendo atendidas nas salas de aula inclusivas da rede Municipal, crianças com deficiência intelectual, com surdez, com deficiência visual, autismo e com altas habilidades, totalizando mais de 100 alunos.
“A realização deste seminário é mais uma ação da Semed que tem como objetivo capacitar mais educadores para que possam realizar o satisfatoriamente o trabalho de educação inclusiva no município”, comentou Vanderlei.
Atualmente o município disponibiliza diversas salas de educação inclusiva instaladas em escolas da rede pública e na Semed. São salas com recursos multifuncionais e material pedagógico especial. De 2007 a 2009 vários cursos à distância foram implantados para professores e alunos com necessidades especiais, com apoio de diversas universidades brasileiras. Além dos cursos, a Semed viabiliza a realização de seminário e workshops, como também a formação de professores instrutores da Língua Brasileira de Sinais.
O IV Seminário de Educação Inclusiva estará abordando, durante toda a semana, os seguintes temas:
O ensino de Libras para inclusão de alunos com surdez;
Análise das políticas Públicas para educação inclusiva;
Inclusão do aluno com deficiência múltipla no ensino comum;
Comunicação Alternativa para alunos com deficiência múltipla;
Motivando o professor para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais;
Inclusão de alunos com altas necessidades;
Identificando o aluno com altas necessidades;
Práticas educativas para o atendimento do aluno com deficiência;
A inclusão de alunos com autismo no ensino comum;
Experiências educacionais inclusivas
O encerramento do evento acontecerá às 16 horas da próxima sexta-feira (3), com a entrega de certificados.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!