Para concluir os últimos preparativos do Arraial Flor do Maracujá Jucélis Freitas, secretário da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e a equipe de coordenação da maior festa folclórica de Rondônia reuniram os jurados para explicar o regulamento de apresentação dos grupos e normas de julgamento da 28º edição do Arraial.
Na ocasião foram discutidas questões como a tradição X modernidade na criatividade dos artistas que preparam cenários, figurinos e alegorias dos grupos folclóricos, e a importância da dramaticidade dos brincantes ao representar um personagem na apresentação.
O secretário da Secel destacou a importância de se considerar o contexto sócio-cultural de cada grupo e sempre lembrar que há artistas novos entre eles que trazem importantes inovações para as apresentações. Pediu também para que os jurados analisem se essas inovações tornam a festa mais bonita e surpreendente ou descaracterizam os elementos da cultura local. “Somos um estado de muitas influências culturais, principalmente a nordestina. Os jurados precisam reconhecer nessa miscelânea onde estão os elementos que já fazem parte do imaginário cultural rondoniense e julgar a partir de critérios técnicos, entendo os impulsos criativos de cada grupo”, explicou Jucélis Freitas.
Os jurados e a equipe de coordenação do Arraial leram juntos o regulamento e discutiram critérios para o julgamento objetivo e subjetivo. De acordo com a especialização de cada jurado foram definidos os quesitos que cada um ficaria responsável. (Fonte: Malu Calixto)
Jurados do Arraial Flor do Maracujá / 2009
Bois-bumbás
Parte I – Bois-bumbás até Rainha da Batucada
Elias Carvalho
Tico Marinheiro
Eurly Tourinho
Parte II – Toada até animação e evolução
Cleidison Ferreira
Iltamar Azevedo
Francisco das Chagas Silva
Quadrinhas
Parte I – originalidade até criatividade
Elenquelma Pimentel
Paulo Santana
Flávio Daniel
Parte II – Padre até Casal de noivos
Rita Carvalho
Erivaldo Oliveira
Suelize Mascarenhas