Na última sexta-feira, 19, reuniram-se no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Comandante Geral da PM, Diretor Geral da Polícia Civil, todos acompanhados de Assessores. Na pauta, as principais ações dos órgãos no combate à criminalidade.
Foram apresentados os últimos números de ocorrências, registradas pela polícia militar e a comparação com os números obtidos pela polícia civil. A consolidação dos dados permite o planejamento das ações das polícias através de prévia análise das estatísticas de crimes.
Os atos de vandalismo contra ônibus na capital também foram debatidos. Apesar do retorno à normalidade do transporte coletivo, garantido inicialmente pelo policiamento ostensivo nos terminais de passageiros e rotas de ônibus, foi destacado que toda estrutura de segurança pública está empenhada, através dos setores de inteligência para a identificação dos autores dos crimes.
Por parte dos titulares das polícias militar e civil foram apresentadas aos participantes as principais ações estruturais e de combate à criminalidade, desenvolvidas pelas Corporações. “A reorganização administrativa da PM, o planejamento das ações operacionais e a gestão de recursos são ações fundamentais para o correto emprego da Corporação”, destacou a Comandante Geral.
O Secretário, que participou da reunião juntamente com o seu adjunto, avaliou a reunião como proveitosa para os órgãos que compõem a estrutura de segurança pública do Estado, afirmando que a interação entre as polícias favorece a atuação de ambas, que embora independentes, complementam os trabalhos desenvolvidos pela outra.