Documentário de jornalista formada pela Unir será exibido nesta quarta no Campus – Confira fotos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (Unir) recebe, nesta quarta-feira (17), às 19h00, o Circuito de Exibição Revelando os Brasis, um projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura.
O destaque da noite é o vídeo “Do Voto no Saco do Rei da Bala Chita à Urna que Tem Feição, mas não Proseia” (fotos de bastidores ao lado e abaixo), de Deise de Araújo Rocha, realizado em Colorado D’Oeste. Deise, jornalista formada pela Unir em 2008, produziu o roteiro e dirigiu o documentário que mostra a evolução tecnológica e suas implicações no processo eleitoral.
Além do vídeo de Deise serão mostradas também mais três produções do projeto: “Arte na Ruína”, de Wagner San, “Yube Nawa Aibu” (Mulher Jibóia Encantada), de Vandete Cerqueira Sereno e “Seu Nome era Brasília”, de Duplanir de Souza Filho. Os vídeos têm aproximadamente 15 minutos cada. A sessão, que é gratuita, terá uma tela de cinema medindo sete metros de altura por nove de largura e duzentas cadeiras serão disponibilizadas para acomodar a platéia.
Sobre o documentário - A jornalista explica que o documentário evidencia como o município de Colorado D’Oeste viveu os três períodos do sistema eleitoral. No primeiro período, segundo Deise, tem-se a urna onde se depositava o voto e colocava-se a vontade de alguns que, com cabresto, comandavam a maioria. O segundo veio com a urna eletrônica, que permitiu o acesso à tecnologia. O terceiro período, por sua vez, está ocorrendo agora com um projeto pioneiro no qual Colorado e mais três cidades brasileiras participam: a implantação da urna com identificação biométrica.
A produção contou com a participação de alunos da turma II do curso de Jornalismo Unir, que atuaram na produção, câmera, apoio técnico e logístico, e recebeu apoio da universidade, inclusive com equipamentos.
Revelando os Brasis – É um projeto da Secretaria do Audiovisual do MinC, realizado pelo Instituto Marlin Azul. Todos os vídeos da programação do Circuito de Exibição foram realizados por moradores de pequenas cidades que participaram desta terceira edição do projeto. O Revelando os Brasis existe desde 2004 e viabiliza a produção de filmes em cidades com até 20 mil habitantes.
Além da exibição no Campus de Vilhena, o município de Colorado D’Oeste também receberá o Circuito de Exibição nesta terça-feira (16), a partir das 19h no Parque de Exposição Marcos Donadon. A mostra itinerante está passando por 58 cidades, em todas as regiões brasileiras, percorrendo quase 30 mil quilômetros. O curta também irá ao ar através do Canal Futura, no programa Revelando os Brasis apresentado por Ernesto Piccolo, que vai ao ar todos os domingos às 14h30, com reprise na terça-feira às 23h30, horário de Brasília. A cada semana um novo documentário será exibido.
O Circuito de Exibição está viajando pelo Brasil desde 14 de maio, levando sessões de cinema gratuitas para 40 municípios e 18 capitais. São três caminhões percorrendo quase 30 mil quilômetros levando cadeiras, projetores e telas de cinema para exibições em ruas e praças.
Até o dia 25 de junho, um das rotas terá passado pela Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará. O segundo caminhão terá cumprido a rota do Espírito Santo ao Acre, promovendo exibições também em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Rondônia e o terceiro roteiro terá passado por Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!