DIA DOS NAMORADOS ? - Por Professor Ruzel Costa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
É caríssimo leitor, mais uma data desse nosso velho calendário vicioso, mas que deixa felizes industriais e comerciantes, no entanto ajuda a manter empregos de muitos. Interessantes são os apelos da mídia com seus anúncios, como: “esse é o dia mais apaixonante do ano ou esse é o dia mais gostoso ou o mais doce ou torne seu amor mais feliz, enfim”. Fico pensando será só isso? Muitas vezes parece torna-se uma obrigação
presentear e ser presenteado, mas isso faz parte desse ritual.
O dia dos namorados é conhecido em grande parte do mundo como Dia de São Valentim ou Valentine’s Day ou Dia de Valentino.
Sua origem possui algumas versões possíveis baseada na tradição cristã e na igreja católica. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, todos lembrados em 14 de fevereiro. festa de São Valentim é muito antiga, sua comemoração vincula-se às festas Lupercais do Império Romano O festival era dedicado a Lupercus (protetor dos rebanhos e pastores) e Juno (deusa do casamento e fertilidade) e aconteciam em meados de fevereiro.
Entre as várias lendas que surgiram ao longo dos séculos, a versão mais propagada conta que, por volta do ano 270, o imperador romano Claudius II proibiu a celebração de casamentos, porque acreditava em que os homens solteiros seriam melhores combatentes em tempos de guerra. Um padre de Roma, Valentino, não concordou com a proibição e seguiu casando seus paroquianos assim mesmo, às escondidas. Descoberto foi preso e condenado à morte por decapitação no dia 14 de fevereiro.
Para celebrar a coragem do padre, que depois se tornou santo, a data de sua morte passou a ser comemorada como o Dia dos Namorados.
A Igreja Católica deixou de celebrar o dia de São Valentim em 1969 por duvidar de sua identidade e até mesmo de sua existência.
No Brasil, a origem da data não foi muito romântica, sendo escolhido dia 12 de junho apartir de 1949, quando um dos pioneiros da publicidade brasileira o baiano João Dória (1918-2000) trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Com o slogan da campanha “Não é só de beijos que se prova o amor”, a agência criou o dia dos
namorados.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!