Conselho Estadual de Saúde capacita lideranças indígenas

Conselho Estadual de Saúde capacita lideranças indígenas

Conselho Estadual de Saúde capacita lideranças indígenas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Capacitação para Agentes do Controle Social, voltada em especial para a população indígena, contou com a participação de 51 índios de várias etnias, durante toda a semana, em Ariquemes. O evento foi uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Temas ligados ao controle social e Sistema Único de Saúde (SUS) foram discutidos tais como: política de humanização com foco no controle social, educação em saúde, organização do SUS, pacto pela saúde, pela vida, e também as leis orgânicas Federal, Estadual e Municipal, entre outros temas. Além dos instrutores do CES e FUNASA os participantes contaram ainda como palestrante o Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde/MS, Valdenir Andrade França, fez uma exposição sobre o papel do conselheiro e as atribuições do conselho.

Os conselheiros indígenas participantes são do Pólo de Porto Velho, que abrange os municípios de Guajará-Mirim, Alta Floresta, Humaitá, Ji-Paraná, Jaru, Jaci Paraná, Nova Mamoré e do próprio município de Porto Velho.

A 1ª Secretária do CES, Lídia Barbosa da Silva, explicou que a referida capacitação está amparada pela filosofia de atuação dos princípios de reconhecimento da igualdade, que se refere ao SUS de toda sociedade brasileira e também as comunidades tradicionais: quilombolas e indígenas. A 1ª Secretária do Conselho considerou o evento com resultado muito positivo e também uma troca de experiências para melhoria da qualidade da saúde. Na oportunidade anunciou para o dia 16 de julho a realização do Encontro de Mulheres Indígenas, o qual vai reunir 80 participantes, ela disse ainda que “já contamos com apoio da SESAU e FUNASA e espero que desse Encontro saiam resultados tão positivos como da Capacitação”, profetiza Lídia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS