Indicação da Câmara para a Comissão Organizadora da 1ª Confecom provoca polêmica

Indicação da Câmara para a Comissão Organizadora da 1ª Confecom provoca polêmica

Indicação da Câmara para a Comissão Organizadora da 1ª Confecom provoca polêmica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A demora na indicação dos representantes do Legislativo é um dos fatores que atrasa a composição da Comissão Organizadora Nacional da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). A possível indicação dos deputados Paulo Bornhausen (DEM/SC) e Milton Monti (PR/SP) para representar a Câmara dos Deputados provocou polêmica entre parlamentares e movimentos sociais. Independentemente dos trabalhos da Comissão, prossegue nos Estados o movimento de estímulo à participação da sociedade neste processo.

Circulou na Câmara dos Deputados e em veículos de comunicação, na semana passada, a informação de que o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB/SP), teria indicado os deputados Paulo Bornhausen (DEM-/C) e Milton Monti (PR/SP) para compor a Comissão Organizadora Nacional da 1ª Confecom. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Luiz Couto (PT/PB) reagiu e pediu uma audiência com Temer para tratar da questão.

No entendimento do presidente da CDMH, as Comissões mais diretamente envolvidas com a Confecom – as Comissões de Legislação Participativa (CLP), Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) – devem ser consultadas para a definição dos representantes da Câmara na Comissão Organizadora Nacional. A CDHM defende a indicação da deputada Luiza Erundina (PSB/SP) e a CCTCI defende a indicação da deputada Cida Diogo (PT/RJ).

Entendimento semelhante têm as entidades que integram a Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação (CNPC). Argumentam que as duas aventadas indicações de Temer são de parlamentares que nunca tiveram compromisso com a convocação da Conferência Nacional de Comunicação e seriam expressões de fortalecimento dos interesses empresariais na Comissão Organizadora da Confecom.

Eventos
Enquanto não avançam nacionalmente as definições estruturais sobre a Confecom, movimentos sociais continuam promovendo atividades de estímulo ao debate sobre o tema. Em Santa Catarina, haverá audiência pública sobre o tema quinta-feira (21/0), às 9 horas, na Assembleia Legislativa. Também no dia 21, o Fórum de Debates 1ª Terça, do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, promove o debate “1ª Conferência Nacional de Comunicação e seus Impactos na Sociedade”, às 19h30, na sede da entidade.

Já para o dia 23 (sábado), a Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação promove, a partir das 8 horas, em Lavras (sul de Minas), com a realização da Associação dos Jornalistas do Serviço Público (Ajosp), o 2º Seminário sobre a Confecom. O evento será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). E na Câmara Municipal de Campinas (SP), a partir das 14 horas, haverá o Ciclo de Debates sobre comunicação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS