Pedido de suspensão de publicidade oficial confunde deputados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Esquecendo que a publicidade institucional de um órgão como a Assembléia Legislativa visa contribuir para a difusão de informações que qualifiquem e elevem o nível de esclarecimento do cidadão acerca das atividades do parlamento e dos parlamentares, sem privilégios especiais para ninguém, alguns deputados estão pedindo a suspensão da publicidade institucional da Casa – e especialistas alertam para os danos que isso pode causar a instituição e a todos os seus membros.
Sem publicidade institucional, sem campanhas que promovam a cidadania e aumentem o nível de crítica e reflexão da população sobre a atividade parlamentar, a Assembléia Legislativa se tornará invisível e deixará de ser o mais importante esteio da democrcia – a Casa onde a vontade popular se torna lei através da atuação dos deputados, ali colocados pelo povo.
A publicidade institucional da Assembléia Legislativa é feita hoje pela agência PNA Publicidade, que venceu a mais rigorosa licitação pública do gênero já realizada em Rondônia.
A liberação das verbas para a mídia é monitorada mensalmente por uma comissão especial que exige a renovação de todos os documentos das empresas que receberão as verbas e a comprovação dos serviços efetuados..
A distribuição das verbas da Assembléia é supervisionada pelo Ministério Público do Estado, que impõe severos parâmetros legais.
A propaganda Institucional da Assembléia Legislativa é importante até mesmo para a formação de atitudes de jovens adultos universitários, na busca de compreender, explicar e analisar as concepções de discurso e de atitudes, e as relações entre teoria e prática política.
Para o povo comum, é o espelho da ação parlamentar, e possibilita a identificação do eleitor com o político em exercício do mandato.
É um instrumento para a valorização do voto através do trabalho do paramentar que repercute na comunidade.
Alguns deputados ainda não entendem que o destaque de seu trabalho é diretamente proporcional ao interesse geral que eles despertam.
O interesse geral popular é um fator que não depende da vontade de nenhum editor de jornal, site ou apresentador de rádio e TV para dar destaque à notícia.. Depende exclusivamente do desempenho pessoal do deputado.
A propaganda Institucional da Assembléia Legislativa de Rondônia é caracterizada, segundo os analistas, não apenas pelo rigor com que as verbas são administradas, mas por ser adequada e responsável diante dos diferentes púb licos que compõem a comunidade rondoniense.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!