Profissionais debatem formato de cursos de jornalismo

Profissionais debatem formato de cursos de jornalismo

Profissionais debatem formato de cursos de jornalismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segunda audiência do MEC abordou novas mídias e perfil do jornalista

Aconteceu nesta sexta-feira, 24 de abril, em Recife, a segunda audiência pública para a revisão das diretrizes curriculares do curso de jornalismo promovida pelo MEC (Ministério da Educação). Dessa vez, foram ouvidos profissionais e representantes do mercado de trabalho do setor.

O representante da ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária), Cláudio Magalhães, sugeriu que os cursos de jornalismo incluam na grade curricular o ensino das diferentes mídias existentes em vez de apenas o modelo de televisão tradicional.

Também seria necessário abordar o trabalho nos sistemas público, comercial e estatal. "É importante que o estudante conheça todos os setores que um jornalista pode atuar. Hoje, o setor público emprega maior número de pessoas que setores privados", salienta o presidente da comissão de especialistas, José Marques de Melo. Além do formato da televisão, ele ressalta que a formação dos jornalistas não pode se restringir apenas aos demais modelos clássicos de comunicação. "É preciso acompanhar as mudanças do mercado e ensinar novas mídias aos alunos".

Nesse contexto, Magalhães acrescentou, ainda, que há também o crescimento da televisão digital, fatos que as IES (instituições de Educação Superior) ainda não tratam com a devida importância.

Outro ponto debatido durante o encontro foi o perfil do jornalista no século XXI. "Discutimos o que mudou em relação a profissão, o papel do jornalismo na sociedade, já que é considerado o sustentáculo da democracia por transmitir os acontecimentos a população", afirma Melo.

Como exemplos de competência técnica e intelectual a ser adquirida pelo estudante de jornalismo, o presidente da Fenaj, Murilo, destacou o compromisso com a objetividade no registro dos fatos, a importância do reconhecimento do interesse público na cobertura das políticas públicas e o conhecimento dos fundamentos éticos no exercício da profissão.

A comissão realizará ainda uma terceira audiência, em São Paulo, no próximo dia 18 de maio, quando receberá contribuições dos movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais segmentos da sociedade civil organizada.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS