Projeto de Lei reduzindo o I.P.V.A. encaminhado à Assembléia

Projeto de Lei reduzindo o I.P.V.A. encaminhado à Assembléia

Projeto de Lei reduzindo o I.P.V.A. encaminhado à Assembléia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (14) Projeto de Lei à Assembléia Legislativa reduzindo as alíquotas cobradas no I.P.V.A. - Imposto de Propriedade de Veículos Automotores para todos os automóveis, ônibus, motos, caminhões e camionetes zero quilômetro vendidos ao consumidor dentro do estado de Rondônia.

Segundo o projeto, o imposto recolhido sobre a compra de camionetes passará de 3% para 1%. No caso das motos e dos automóveis acima de 100 cavalos de força, redução de 2% para 1%, e nos automóveis com potência inferior à 100 cavalos, de 1% para 0,5%. Os caminhões e ônibus também teriam a mesma redução, dos atuais 1% para 0,5% do valor da nota fiscal.

Deputado Tiziu Jidalias intermediou encontro e apóia a redução

A iniciativa da redução das alíquotas partiu dos proprietários das revendas que a cada dia perdem vendas para os estados vizinhos que isentam veículos novos do I.P.V.A., como o Mato Grosso, Amazonas e o Tocantins - onde houve sensível aumento do comércio de camionetes e automóveis no primeiro trimestre do ano - e foi intermediada pelo deputado estadual Tiziu Jidalias, que também é comerciante de motos em Ariquemes. “O estado está perdendo receita de todos os lados, e nós deputados não podemos ficar assistindo sem fazer a nossa parte”, disse Tiziu durante a reunião.

Para se ter uma idéia, a venda de uma camionete zero quilômetro gera aos cofres do estado cerca de R$ 20.000,00 em impostos, entre ICMS e IPVA.

Com o quadro atual, além das concessionárias perderem a venda, demitem vendedores e ficam sem a comissão da fábrica; o estado perde em arrecadação e as eventuais multas são creditadas para o município e para o estado onde o carro foi licenciado, sem contar os serviços que deixam de ser prestados, como o dos despachantes e placas. Isso fez com que as vendas de veículos e motos novas no sul do estado desabassem, levando junto a arrecadação destes tributos, fazendo com que o Governo do Estado enviasse o Projeto àquela Casa de Leis.

O projeto passará ainda pelas comissões constituídas naquela Casa de Leis e seguirá para votação em plenário. Se aprovado, será sancionado pelo governador Ivo Cassol e publicado no Diário Oficial para que só então possa entrar em vigor a nova tabela acordada entre Governo e revendedoras.

O governador Ivo Cassol declarou que a redução das alíquotas visam recuperar a arrecadação perdida para os estados vizinhos, e que nova reunião com as revendas acontecerá em julho próximo, quando serão avaliados os números alcançados com a iniciativa. O deputado estadual Valdivino Tucura e o diretor do DETRAN, Joarez Jardim, também estiveram presentes à reunião.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS