Briguinhas políticas e portaria do Cremero prejudicam pacientes na capital

Briguinhas políticas e portaria do Cremero prejudicam pacientes na capital

Briguinhas políticas e portaria do Cremero prejudicam pacientes na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O deputado Doutor Alexandre Brito (PTC) denunciou ontem que uma recente portaria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia acabou por complicar ainda mais o atendimento via Sistema Único de Saúde na capital. Segundo ele, além desta norma complicadora do Cremero, briguinha política envolvendo as secretarias Municipal e Estadual de Saúde agravam o atendimento da população carente.

O que já era ruim ficou ainda pior, disse o deputado Doutor Alexandre Brito ao criticar a medida do Conselho Regional de Medicina ? Cremero, que proíbe que médicos emitam receita ou requisição de exames médicos em guia do SUS, mas expedidos em atendimentos feitos em hospitais particulares.

De acordo com o deputado, muitos médicos atendendo a situações críticas de pacientes, que enfrentam a demora no agendamento de consultas ou realização de exames nas unidades públicas, estavam fazendo este procedimento com o objetivo de não prejudicar ainda mais estas pessoas, mas agora o Cremero por portaria proibiu tais práticas.

Efetivamente, segundo o parlamentar, não existe nenhuma norma do SUS determinando aceitar somente os encaminhamentos médicos que rigorosamente tenham tido atendimento em uma unidade pública de saúde. A medida do Cremero, de acordo com o deputado só veio a complicar ainda mais a situação do paciente carente, que já convivia com os transtornos da briguinha política envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, no condenável ?jogo de empurra-empurra?.

Alexandre Brito encerrou seu pronunciamento durante sessão ordinária da Assembléia Legislativa, informando que irá encaminhar ofício ao Cremero no sentido de se promover uma reunião envolvendo o Ministério Público, conselhos de saúde, as secretarias de Saúde Estadual e Municipal, bem como, a Comissão de Saúde da ALE, no sentido de se buscar novas alternativas e melhorar o atendimento via SUS em Porto Velho.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS