Briguinhas políticas e portaria do Cremero prejudicam pacientes na capital

Briguinhas políticas e portaria do Cremero prejudicam pacientes na capital

Briguinhas políticas e portaria do Cremero prejudicam pacientes na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Doutor Alexandre Brito (PTC) denunciou ontem que uma recente portaria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia acabou por complicar ainda mais o atendimento via Sistema Único de Saúde na capital. Segundo ele, além desta norma complicadora do Cremero, briguinha política envolvendo as secretarias Municipal e Estadual de Saúde agravam o atendimento da população carente.

O que já era ruim ficou ainda pior, disse o deputado Doutor Alexandre Brito ao criticar a medida do Conselho Regional de Medicina ? Cremero, que proíbe que médicos emitam receita ou requisição de exames médicos em guia do SUS, mas expedidos em atendimentos feitos em hospitais particulares.

De acordo com o deputado, muitos médicos atendendo a situações críticas de pacientes, que enfrentam a demora no agendamento de consultas ou realização de exames nas unidades públicas, estavam fazendo este procedimento com o objetivo de não prejudicar ainda mais estas pessoas, mas agora o Cremero por portaria proibiu tais práticas.

Efetivamente, segundo o parlamentar, não existe nenhuma norma do SUS determinando aceitar somente os encaminhamentos médicos que rigorosamente tenham tido atendimento em uma unidade pública de saúde. A medida do Cremero, de acordo com o deputado só veio a complicar ainda mais a situação do paciente carente, que já convivia com os transtornos da briguinha política envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, no condenável ?jogo de empurra-empurra?.

Alexandre Brito encerrou seu pronunciamento durante sessão ordinária da Assembléia Legislativa, informando que irá encaminhar ofício ao Cremero no sentido de se promover uma reunião envolvendo o Ministério Público, conselhos de saúde, as secretarias de Saúde Estadual e Municipal, bem como, a Comissão de Saúde da ALE, no sentido de se buscar novas alternativas e melhorar o atendimento via SUS em Porto Velho.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS