Estado recebe equipamentos e inseticida para combate a dengue

Estado recebe equipamentos e inseticida para combate a dengue

Estado recebe equipamentos e inseticida para combate a dengue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de intensificar o combate a dengue, o governo de Rondônia recebe nos próximos dias, diversos equipamentos e veículos. O material é uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), junto ao Ministério da Saúde (MS). O repasse foi formalizado, nesta semana, em reunião entre o secretário estadual de Saúde Milton Moreira e seretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Pena, em Brasília. No encontro também foi definida a permanência dos servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a disposição do Estado.

“Na reunião com o secretário nacional apresentamos a situação e os números da dengue em Rondônia. Também falamos das nossas necessidades e preocupações. A doença é endêmica no estado, por isso o combate deve ser mais intensificado. Rangel entendeu a solicitação e determinou rapidez no repasse. A expectativa é de que em 15 dias todo o material esteja no estado. Quero ainda em nome da administração Ivo Cassol, agradecer o apoio do ministério e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão”, destacou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

Rondônia receberá 06 camionetes, 10 bombas motorizadas, 12 bombas manuais e 600 litros de inseticida. O material será usado pela equipe de força-tarefa em combate a dengue da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). O trabalho do grupo é desenvolvido através de parcerias entre a Agevisa e secretarias municipais de saúde. A meta é reforçar as ações dos municípios, buscando ampliar orientações e atividades. Porém, a atuação da equipe depende de solicitação das prefeituras.

 

O combate direto à dengue é obrigação das prefeituras

O trabalho direto de combate à doença, segundo determinação do MS, é de obrigação dos municípios. O Ministério da Saúde determina às prefeituras a competência sobre a captura de vetores, levantamento de índices de infestação, eliminação de mosquitos e larvas e ações de controle químico para eliminar vetores e criadouros. “A administração estadual tem a responsabilidade de assessorar, acompanhar e supervisionar as ações municipais. O Estado também capacita técnicos e especialistas nas diversas áreas que compõe o trabalho de controle da dengue. Como exemplo dessa atuação realizamos qualificações para Agentes Comunitários de Saúde e técnicos dos municípios. Também estamos desenvolvendo um curso, para médicos, específico para o tratamento de dengue hemorrágica. O curso já passou pelas regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e agora está em Guajará-Mirim.

 

Equipe de força-tarefa atuou em Ariquemes

O trabalho do estado é apoiar os municípios. Recentemente a equipe de força-tarefa atuou em Ariquemes. As atividades de bloqueio da dengue no município envolveram ações educativas e de limpeza. O trabalho ainda contou com a participação de mais de 2600 alunos da rede pública de ensino. Houve um arrastão de combate à dengue em todos os setores da cidade. Foram distribuídas 25 mil sacolinhas para coleta do lixo e as equipe entraram nas casas para orientar os moradores. A ação ainda identificou focos e eliminou criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS