Crise na economia chega aos municípios de Rondônia

Crise na economia chega aos municípios de Rondônia

Crise na economia chega aos municípios de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A crise que atinge a economia mundial chegou aos municípios rondonienses.A advertência é do prefeito de Nova União Luiz Gomes (PR) acrescentando que as receitas dos municípios caíram nos dois primeiros meses de 2009. Segundo o prefeito, as duas principais receitas de boa parte dos 52 municípios de Rondônia são o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). O governo federal mexeu no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e IR (Imposto de Renda). Esses dois impostos são a base do FPE e FPM. Isso leva, conforme avaliação de Luiz Gomes, ao desaquecimento da economia, o que, por conseqüência, acaba gerando desemprego.
 
Pela divisão desse imposto, 25 por cento o Estado é obrigado a repassar para os municípios. "Se a receita do Estado, com IPI e ICMS cai, acontece uma reação em cadeia e os mais prejudicados são os pequenos municípios, que já têm uma economia sufocada", afirma o prefeito Gomes.
 
Para Luiz Gomes, o prefeito que não tomar providências nesse momento, corre o risco de não conseguir fechar suas contas na Prefeitura que administra. Ele explica que além da queda na receita, houve aumento de despesa, já que o governo reajustou o salário mínimo e isso funciona formando o efeito cascata.
 
 O reajuste do salário mínimo foi de 12 por cento. "Veja que o prefeito não é obrigado a reajustar os salários apenas dos que ganham o salário mínimo. Isso tem uma repercussão em toda a folha de pessoal do município e é aí que mora o perigo", alerta o prefeito.
 
 Associação Rondoniense dos Municípios – Arom da qual o prefeito Luiz Gomes ocupa a vice-presidência orienta os prefeitos a reduzir o custeio e fazer adaptações na folha de pessoal para evitar problemas futuros com o fechamento das contas.
 
"Quem não tomar essa providência agora, nos primeiros meses de 2009, corre o risco de enfrentar problemas com a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é rigorosa com a aplicação dos recursos públicos", adverte.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS