PDE divulga que Brasil terá menor área de armazenamento de água em 2017

PDE divulga que Brasil terá menor área de armazenamento de água em 2017

PDE divulga que Brasil terá menor área de armazenamento de água em 2017

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil é uma grande matriz hídrica. Porém, novas usinas térmicas entram cada vez mais em funcionamento, o que eleva a emissão de gases poluentes na atmosfera. De acordo com a analise socioambiental do Plano Decenal de Expansão de Energia a– PDE 2008/2017, o Brasil terá em 2017 a menor área de armazenagem de água, o que prejudicará o abastecimento elétrico.
Para compensar essa perda, serão criadas 82 termoelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Desse total, 41 serão abastecidas a óleo combustível, derivado de petróleo reconhecido mundialmente como poluidor atmosférico  Com a criação dessas térrmicas, serão mais 172% de lançamentos de gases, somando 39,3 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

A conclusão de gasodutos da região Norte, como o Coari-Manaus, e a liberação do Urucu-Porto Velho permitirão a redução de emissões com o desligamento de térmicas a óleo. Os gasodutos, segundo o PDE 2008/2017, reduzirão as emissões em 28,6 milhões de toneladas.
O gasoduto Urucu-Porto Velho irá reduzir os custos de geração e os níveis de poluição de energia elétrica nos estados de Rondônia e Acre. Essa medida visa a acabar com o transporte diário, pelo rio Madeira, de 1,3 milhões de litros do combustível utilizados nas térmicas, diminuindo assim o risco de acidente ambiental.

 

A construção aquecerá a economia local, com a possibilidade de instalação de fábricas de cimento, e as de beneficiamento de soja e de algodão, além da viabilização de um gás-químico com a implantação de fábricas de polímeros, tintas e fertilizantes em Rondônia. Privar também a criação de 3,2 mil novos postos de trabalhos e a redução do desmatamento na região amazônica, tendo em vista que o gás natural substituirá a lenha hoje utilizada na industria de cerâmica e de panificação da região Norte.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS