A TV Candelária de Ji-Paraná, juntamente com o programa Você na TV, vem a público esclarecer a população a citação do nosso veículo de comunicação ontem em um outro canal de TV, quando uma senhora deu entrevista afirmando que houve compra de votos na eleição para o cargo de prefeito no último pleito. Durante a entrevista, a suposta a denunciante afirmou que, antes de tudo, procurou o canal 4 e gravou matéria o que não foi ao ar.
Mediante a situação, esclarecemos que:
1- Na segunda-feira, dia 15, no final da tarde o apresentador Edivaldo Gomes, do Você na TV, recebeu uma ligação de um comunicador, que divide a apresentação de um programa em outro canal, afirmando se Gomes poderia atendê-lo. Edivaldo Gomes perguntou se poderia ficar para o dia seguinte, pois estava muito ocupado gravando programas. Ouviu que era importante e que seriam apenas cinco minutos.
2- Minutos depois, o responsável pela ligação esteve no estúdio onde é gravado o Você na TV com um DVD já gravado e editado. Na gravação, uma senhora afirmando que antes do período eleitoral recebeu dinheiro do senhor Arnaldo Bianco, sendo R$ 2.500, para compra de votos no bairro dela, através de cesta básica.
3- O intermediante perguntou a Edivaldo se seria possível colocar o material no ar, pois, se outro canal o fizesse, muita gente falaria que era armação, já que um dos seus membros concorreu às eleições com o então candidato José de Abreu Bianco. Edivaldo Gomes disse que colocaria sim, mas que antes precisava checar os fatos, pois nunca coloca nada no ar sem antes verificar o que de fato está acontecendo.
4- O outro apresentador saiu do estúdio e retornou a ligação alguns minutos depois perguntando se havia interesse de Gomes em gravar com a implicada. Ouviu como resposta que sim. Não foi agendado dia ou hora.
5- Minutos depois, retornou a ligação afirmando que estava com a denunciante e que estava indo para o estúdio. Como ainda estava gravando, Edivaldo Gomes pediu que esperasse 40 minutos, o que foi feito.
6- Terminada a gravação, nosso apresentador explicou que colocaria o material no ar sim, mas após verificar vários lados, como Polícia Federal e Ministério Público, especialmente porque achou estranho que a senhora já tenha ido pegar o dinheiro na prefeitura com gravador na bolsa, conforme afirmou durante a entrevista.
7- Na quarta-feira, um apresentador disse no ar no ar, sem apresentar entrevista, que a senhora estava sendo ameaçada e que meios de comunicação havia gravado e não colocado no ar. Acreditamos que estava de posse do material bem antes do Você na TV, já que foi através de um membro de sua equipe que trouxe o material já gravado a nós, assim teria tido maior tempo para verificar a matéria e divulgá-la à população.
8- Já na nesta quinta-feira, em outra rede de TV, o canal 4 foi citado claramente no ar pela denunciante.