O projeto “Aluno Monitor” realizou na noite do último sábado (06) a formatura da segunda turma de 2008 - foram 214 horas de curso e 25 alunos formados (sendo que um deles é especial) -. Participaram do evento, educadores, autoridades, pais, professores e empresários, parceiros que apoiaram o projeto.
A festa teve inicio às 18h00 e foi até às 21h00, com muita alegria e promoções, empresários da capital que participaram do projeto sortearam bolsas de estudo, entre eles o de curso preparatório de manutenção em microcomputadores e o de formação básica em informática, ambos doados pelo empresário Paulo Cezar, diretor administrativo da Centro Farma.
Outra grande surpresa foi à bolsa de estudo integral, doada pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron, para qualquer curso de nível superior, oferecendo todo o material de didático e transporte. A bolsa foi oferecida por meio da professora Iara Maria, representando o diretor da instituição, Fernando Prado, na formatura. Com o anúncio tanto parceiros como o idealizador do projeto, Wagner Marques, ficaram surpresos e felizes com a iniciativa da Uniron.
PARTICIPAÇÃO
O aluno Eduardo Freita Silva, um dos selecionados para fazer o curso de manutenção em microcomputadores e os cursos de informática básica, disse que o projeto é de suma importância para a formação do adolescente, pois, antes de participar do “Aluno Monitor”, ficava o dia todo em casa, fazia os exercícios da escola e depois mais nada. Após ficar sabendo do projeto, achou a proposta muito interessante, começou a participar e permaneceu até o final. “Eu não fico mais sem o participar sequer um dia do projeto, onde ele estiver, estarei lá”, disse o aluno, não escondendo a emoção.
Eduardo disse que no futuro ele também pensa ser uma ferramenta do projeto, sendo um multiplicador de conhecimentos, seja ele, disciplinar ou multidisciplinar.
VÍDEO INSTITUCIONAL
Segundo o idealizador do projeto, Wagner Marques, um vídeo institucional produzido pela produtora VTWEB sobre o projeto “Aluno Monitor”, será exibido na Bélgica, pois uma advogada belga e doutora em Direitos Humanos, chamada Nele Bostöem, enviará o vídeo para instituições do seu país, entretanto, Bostöem não imaginava que no Brasil, principalmente em Rondônia, poderia ter um projeto dessa natureza e com ampla aceitação na comunidade.Wagner não esconde o seu orgulho por obter mais uma turma de adolescentes formados e da credibilidade do projeto adquirido junto a instituições e empresas, que o apóiam.
“O objetivo do projeto para 2009 é conseguir uma base para que o ‘Aluno Monitor’ possa se estabelecer e construir uma base sólida para o caminho da educação do Estado de Rondônia”, disse Wagner.