Seduc apresenta projeto que pretende romper barreiras, superar limites e construir sonhos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Encontro Pedagógico para apresentação do Projeto "Rompendo Barreiras: Superando Limites, Construindo Sonhos", foi realizado nesta segunda-feira, 1º de dezembro, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. Pela Seduc, houve a participação de Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica, representando a secretária Estadual de Educação Marli Cahulla; Aparecida Meireles, subgerente do Ensino Médio; Viviane Sena, coordenadora do projeto e Rosângela Alves da Silva, coordenadora pedagógica do Ensino Médio. O evento teve como objetivo mobilizar as Representações de Ensino (REN's) por meio dos representantes e coordenadores para a implantação do projeto nas escolas da rede estadual, de forma gradativa.
Segundo Aparecida Meireles, "o projeto atende o artigo 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB". De acordo com artigo "a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores". Para a professora Irany Freire Bento é preciso que haja empenho dos educadores para que o projeto aconteça na sua plenitude. "A comunidade acredita no projeto e precisamos trazê-la cada vez mais para esta iniciativa" – declara a coordenadora pedagógica. Ela lembrou ainda as visitas às escolas realizadas pela secretária Marli Cahulla e equipe a todas as partes do Estado, quando há a constatação de que "grande número de escolas têm grandes projetos, conduzidos por grandes educadores".
O projeto busca o ensino de qualidade e o desenvolvimento de competências básicas, quando é priorizada a busca da autonomia e a formação ética dos envolvidos no processo educativo nas unidades escolares do Estado. O público alvo são os alunos do ensino médio. Viviane Sena, coordenadora do projeto, diz que nas escolas que aderirem, as aulas continuam a se desenvolver normalmente e que a parte do projeto é ministrada aos alunos em outro período. "Trata-se de um verdadeiro cursinho pré-vestibular, onde o aluno tem, gratuitamente, a oportunidade de um reforço escolar importantíssimo, tornando-o apto a encarar o processo seletivo das grandes faculdades" – finalizou Viviane Sena.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!