Trânsito de Pimenta entre os mais perigosos do Estado

Trânsito de Pimenta entre os mais perigosos do Estado

Trânsito de Pimenta entre os mais perigosos do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Embora não esteja entre os cinco municípios que mais tem veículos em circulação, Pimenta Bueno está na lista dos primeiros quando é o quesito é acidente. Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno, nos últimos dois meses foram registrados 33 acidentes, o que gera uma média de pelo menos um a cada dois dias.


A estimativa é de que pelo menos 15% desses acidentes tiveram vitimas fatais e 30% deixaram pessoas com graves seqüelas. As causas para tantos acidentes vão desde imperícia ao volante até imprudência causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Apesar de serem elevados, os números podem ser ainda maiores. Muitos acidentes não são registrados porque os envolvidos preferem um entendimento que não envolva a policia de trânsito. Quando se tem vitimas com ferimentos leves, o atendimento no pronto socorro da rede pública de saúde não tem a obrigatoriedade de comunicar as autoridades, deixando as ocorrências fora das estatísticas.
As recentes obras de recuperação e construção de mais de vinte quilômetros de asfalto na área urbana acabaram gerando condições propicias para que o número de colisões e atropelamentos aumentasse de forma alarmante, já que muitos motoristas passaram a circular além dos limites de velocidade permitidos.


A instalação de três semáforos em pontos estratégicos da cidade disciplinou o trânsito, mas não se mostrou importante na prevenção de acidentes. Para evitar a sinalização eletrônica, muitos motoristas procuram vias alternativas, onde circulam em alta velocidade. E é justamente nessas ruas e avenidas usadas como “desvio” dos semáforos que os acidentes acontecem com mais freqüência.
Pátios lotados


Centenas de veículos e motocicletas armazenados nos pátios da Ciretran e do Quartel da Policia Militar comprovam que as autoridades não estão sendo relapsas na fiscalização. Calcula-se que pelo menos uma apreensão de veículo aconteça a cada dia e pelo menos três motoristas em situação irregular são multados. Mesmo assim o número de acidentes vem aumentando gradativamente, causando preocupação entre as autoridades e a sociedade civil organizada. Com a proximidade das festas de final de ano, quando o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, a expectativa é a pior possível no que se refere a acidentes de trânsito no perímetro urbano, principalmente nos finais de semana e noites festivas.


A agitação das festas natalinas é preocupação constante para o Sargento BM Marcelo Ferreira, comandante do Corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno. “Não podemos fazer nada além de atender os freqüentes chamados. Acredito que a realização de uma campanha de conscientização teria poucos resultados, mas seria melhor que nada. A Polícia de Trânsito tem feito seu trabalho e prova disso é a quantidade de multas e de veículos apreendidos. Infelizmente, não vejo como a situação possa melhorar à curto prazo”, lamentou o sargento Marcelo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS