OLHÕES - Lei estadual que regulamenta medidores está suspensa

OLHÕES - Lei estadual que regulamenta medidores está suspensa

OLHÕES - Lei estadual que regulamenta medidores está suspensa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A lei estadual nº 1879 de 14 de abril de 2008, de autoria do deputado estadual Valter Araújo (PTB) terá que ser modificada. Este foi o teor da notificação recomendatória expedida pelo procurador-geral de justiça do Estado de Rondônia, Abdiel Ramos Figueira.
A lei nº 1879/2008 determina que os medidores de consumo de água, eletricidade e gás deverão estar instalados em local visível e de fácil acesso aos consumidores, na parte interna da propriedade onde se realiza o consumo. Acontece que a Constituição Federal do Brasil de 1988 reserva privativamente à União ,em seu artigo 22, inciso IV, a iniciativa de legislar sobre energia elétrica.
Dessa forma, o governador do estado, Ivo Cassol, foi notificado para que imediatamente encaminhe à Assembléia Legislativa projeto de lei que revogue do artigo 1º da lei 1879/2008 a expressão “eletricidade”.
A notificação da Procuradoria-Geral recomenda também que os efeitos da lei sejam suspensos, até que seja providenciada sua adequação. O governador também foi notificado a determinar que não seja exigido da concessionária de energia que opera no estado – a Ceron – o cumprimento da Lei.
O Procurador-Geral Abdiel Ramos Figueira, além de invocar a Constituição Federal, fez outras considerações, como o fato de a Lei confrontar-se com a Resolução da ANEEL nº 258 de 6 de junho de 2003, a qual deixa à escolha da concessionária o local para instalação do medidor de consumo.
Mais além, a lei em questão viola outra lei – nº 9427/96 –, cujo conteúdo institui a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e atribui a ela a competência para regular e fiscalizar a comercialização de energia elétrica.
A Ceron, atingida pela lei estadual 1879/2008, entrou com pedido de providências junto à Procuradoria-Geral que acabou emitindo despacho favorável à empresa.
Segundo a diretoria da Ceron, se a Lei fosse cumprida, causaria muitos prejuízos à empresa, pois a empresa teria que arcar com os custos de deslocamento não só de medidores, mas também de postes-padrão em milhares de residências do Estado que estão com seus postes e medidores na parte externa do imóvel.
Esse custo de instalação, da forma como foi imposto, conforme manifestou o Ministério Público pode gerar desequilíbrio econômico-financeiro, o que desencadeará instabilidade contratual e conseqüente acréscimo tarifário ao consumidor.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS