Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ACRE
Menor estuprada em assalto na Arena
Dezenas de policiais civis e militares vasculharam ontem vários pontos da cidade para prender Moisés, porque, na noite de sexta-feira, com um cúmplice, ele assaltou um casal no estacionamento da Arena da Floresta e estuprou uma adolescente de 16 anos na frente do namorado.
Para não deixar testemunhas, Moisés ordenou que seu cúmplice executasse os dois jovens. O rapaz, porém, recusou-se a atender as ordens e mandou que o casal fosse embora.
Tudo ocorreu por volta das 20h30 de anteontem. A adolescente estava com o namorado Adriano quando Moisés e seu cúmplice anunciaram o assalto. Pegaram celulares e dinheiro. Moisés, ao perceber que a garota era muito bonita, optou por violentá-la. Mandou que o namorado ficasse de joelhos para olhar. Apontou a arma para a cabeça da menor e mandou que seu cúmplice se submetesse ao seu prazer. Em seguida, foi a vez de Moisés.
Depois de saciar seus instintos, mandou que seu cúmplice executasse o casal para que ninguém os denunciasse. Além de não atender a ordem, mandou que Adriano e a namorada saíssem do local. Moisés é acusado de outros estupros.
AMAZONAS
Previdência faz mutirão para ampliar atendimentos na Amazônia
O Ministério da Previdência Social lançou este mês um mutirão para melhorar o acesso da população amazônica aos serviços previdenciários.
O primeiro município contemplado com as ações foi o de Lábrea (AM), localizado a 751 quilômetros ao Sul de Manaus, onde vivem 36 mil habitantes. Entre os dias 8 e 17 deste mês, o esforço permitiu conceder na cidade 317 benefícios, incluindo salários-maternidade e benefícios assistenciais ao portador de deficiência.
Uma equipe do Programa de Educação Previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Sociall (INSS) também realizou palestras e visitou mais de 50 instituições fornecendo orientações sobre os direitos e deveres dos cidadãos quanto ao acesso aos benefícios.
Segundo a Gerente Executiva do INSS/AM, Iguacy da Silva Cunha, a iniciativa de aumentar a presença do INSS nos municípios da Amazônia atende a um constante apelo da população interiorana que necessita ter maior acesso à informação sobre direitos e deveres do cidadão em relação à Previdência Social e, especialmente, aos benefícios e serviços previdenciários.
Atualmente, para requerer algum serviço da Previdência, os moradores de Lábrea precisam se deslocar à capital do estado numa viagem de barco que, só de ida, dura quatro dias.
Depois do sul amazonense, o mutirão de atendimento previdenciário seguirá para Confresa (MT), Machadinho do Oeste (RO) e São Félix do Xingu (PA).
Novos postos de atendimento
Em entrevista à agência Brasil, Iguacy Cunha informou que o Ministério da Previdência Social pretende criar seis novas agências no Amazonas, entre elas a de Lábrea. Além das novas unidades, a rede atual de agências da Previdência no Amazonas passará por um processo de recuperação que prevê reformas, ampliações e transferência para novos prédios.
O mutirão faz parte das ações previstas pelo Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado esse ano pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República para implantar estratégias que integrem a busca do desenvolvimento econômico e social com respeito ao meio ambiente.
RORAIMA
Motorista tomba caçamba na BR-174
Definitivamente álcool e direção não combinam. Nesta segunda-feira (27) por volta do meio-dia, o motorista Vicente Freitas de Amorim, 43, escapou ileso após tombar uma caçamba na BR-174, na região do Monte Cristo em direção ao município de Pacaraima, a cerca de 300 metros do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Cauamé. Ele tinha saído de uma pedreira e vinha em direção ao perímetro urbano de Boa Vista, quando perdeu o controle da direção do veículo.
Vicente de Amorim dirigia uma caçamba Mercedes Benz de cor branca, que após rodar no asfalto, tombou atravessada na pista. Para evitar que algum outro veículo colidisse na caçamba, policiais rodoviários que atenderam o caso desviaram o trafego para o acostamento. Uma equipe do Resgate Urbano a Acidentados (RUA) e um caminhão pipa do Corpo de Bombeiros foram acionados.
O motorista foi retirado da cabine da caçamba e não apresentava nenhum ferimento, porém estava cambaleando e levantou a suspeita de estar sob efeito de bebida alcoólica. Ao ser submetido ao bafômetro, o aparelho acusou 1.42 miligramas de álcool por litro de sangue.
Diante do estado de alcoolemia atestado pelo exame, Vicente foi detido e conduzido ao plantão do 4º Distrito Policial, para ser autuado em flagrante por dirigir embriagado. O motorista ainda conversou com a Folha e admitiu o consumo de bebida alcoólica. “Só tomei umas”, disse sem revelar o tipo de bebida.
A caçamba foi retirada do local com ajuda de outro veículo de porte grande. Em seguida a equipe de bombeiros jogou água no local para retirar o óleo da pista.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!