Foto/legenda: Nuvens carregadas escureceram o céu em Porto Velho logo no ínicio do dia. Às 8h30min, ventos moderados sopraram anunciando a chegada das instabilidades associadas ao sistema frontal. Trovoadas foram registradas próximo ao aeroporto Governador Jorge Teixeira. (Foto: Diego Costa)
Mais uma frente-fria consegue chegar ao sul da Amazônia provocando chuvas, trovoadas, ventos fortes e queda de temperatura. O calor tórrido de ontem em todo o Estado já indicava a situação de uma pré-frontal, quando os termômetros disparam antes da chegada de uma frente-fria. Às 11 horas, o aeroporto Governador Jorge Teixeira na capital já registrava 35°C!
Nesta segunda-feira, o dia já começou com diversas pancadas de chuvas e trovoadas em cidades como Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho. A temperatura caiu bruscamente no Cone Sul em questão de horas com a aproximação de uma massa de ar polar que vem na retaguarda da frente-fria.
Algumas células de chuva forte com trovoadas foram observadas em várias localidades, com registro principalmente de fortes rajadas de ventos como em Ji-Paraná, que registrou ventos de até 53 km/h. A temperatura que ontem às 10 horas era de 33°C, hoje, nesse mesmo horário, não marcou mais que 24°C. Até o final do dia o ar frio entra no centro-sul rondoniense com rajadas fortes de ventos e sensação de frio por causa do tempo nublado. Alguns pontos podem ter temporais, inclusive em Porto Velho, segundo informações do CPTEC/INPE.
A friagem chega pra amenizar o calorão dos últimos dias, mas será muito breve. Até o final de semana, as previsões dos institutos colocam muito sol, tempo seco e calor de até 40°C!
Haja saúde nesse inicio de primavera.
Dados: REDEMET - CPTEC/INPE